Unimontes participa de projeto da mata seca

Jornal O Norte
19/05/2006 às 11:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:35

A Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros é uma das instituições participantes da Rede internacional de pesquisas Tropi-Dry - Florestas tropicais secas, que realiza estudos em diversos países do continente americano. Desde o último dia 11 de maio, pesquisadores da instituição, representantes de organismos ambientais e pesquisadores do Canadá e México estão visitando o norte de Minas no cumprimento de atividades previstas no projeto.

A formação da rede internacional de pesquisa foi discutida em reunião realizada na sede da Unimontes, em dezembro último. O que foi produzido até o momento será apresentado pelos pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, e dirigentes das entidades parceiras em encontro marcado para esta sexta-feira (19), às 14h, na sede da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. O reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, será um dos participantes do evento, que vai ser realizado no auditório utilizado pelo Programa de pós-graduação em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre - campus da UFMG/Pampulha.

DISCUSSÃO

A discussão sobre a rede internacional de pesquisa Tropi-Dry envolve, ainda, dirigentes dos órgãos e entidades que atuam na área ambiental, como o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de justiça de defesa do meio ambiente, secretaria de estado de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável, Copam - Conselho estadual de política ambiental, IEF - Instituto estadual de florestas, Codevasf - Companhia de desenvolvimento do vale do São Francisco.

Da reunião na UFMG participam também representantes da secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; da Cetec - Fundação centro tecnológico de Minas Gerais e da Fapemig - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

NORTE DE MINAS

No Brasil, as Florestas Tropi-Dry são chamadas comumente de matas secas ou caatingas arbóreas. O objetivo da iniciativa é aumentar o conhecimento, o grau de preservação e a qualidade de vida das pessoas que dependem desse ecossistema. Para isso, estão sendo desenvolvidos estudos comparativos sobre a ecologia, sensoriamento remoto - análise de imagens de satélites, ocupação humana e uso da terra em diferentes países.

A Unimontes é responsável pela coordenação dos trabalhos na região do Parque Estadual da Mata Seca, no município de Manga, no Norte de Minas, a 260 quilômetros de Montes Claros. A Rede Tropi-Dry será aplicada durante cinco anos, através de um financiamento em torno de US$ 3 milhões.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por