Registros especiais

Fotógrafa Gabi Marques é premiada pela maior associação de fotografia de família do mundo após registrar partos no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro

Alice Veloso*
O Norte - Montes Claros
17/11/2018 às 07:12.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:52
 (GABI MARQUES)

(GABI MARQUES)

“Uma explosão de emoções, durante todos os momentos”. Assim a fotógrafa Gabi Marques define as imagens registradas durante o nascimento de bebês. E o talento na hora de captar essas emoções a colocou entre os grandes profissionais destacados pela associação Family Photojournalist Association, ou Associação de Fotojornalistas Familiares (FPJA – sigla em inglês). É a maior associação de fotografia de família do mundo, que reúne fotojornalistas de família profissionais, e realiza concursos de fotos durante o ano.

Gabi Marques foi premiada com seis fotos de partos – duas ouro, duas prata e duas bronze – e mais uma de família.

“Quando recebi o e-mail da associação e vi minhas fotos dentre as 40 escolhidas, eu não contive as lágrimas. Foi um sentimento que não sei descrever. É a valorização de tanta dedicação e amor ao que faço, e também um meio de divulgação da fotografia de parto em si”, descreve Gabi.
 
EMOÇÕES REAIS
O principal critério avaliativo da FPJA é o poder de emocionar de cada fotografia, sendo que só permitem fotos de família mais envolventes e cativantes, desde que sejam fotos reais, sem poses.

O Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro foi o escolhido para as fotos, porque segundo a profissional, “possui maior infraestrutura e liberdade para se fotografar os partos. Tenho livre acesso com autorização e apoio dos profissionais envolvidos nesse momento, o que faz meu trabalho ser cada vez melhor”, diz. Foram inscritas no concurso fotos de quatro partos.

Sobre a expectativa para o futuro, Gabi diz que continuará a fotografar partos. “Já tenho uns agendados para 2019 e quero ser reconhecida como fotógrafa de parto”.

As fotos são em preto e branco. “Foi uma decisão para evidenciar o mais importante de cada nascimento: as emoções. A foto preto e branco não deixa espaços para distrações. Ela te faz ver além da imagem, realçando a essência daquele momento. E pra mim, a fotografia de nascimento é isso... Uma explosão de emoções, durante todos os momentos”, diz.

*Sob supervisão do editor


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por