A primavera no Brasil começou com recordes de temperatura e com a cara do nosso verão. Uma estação banhada pela energia solar e pelas cores das mais variadas flores. Além de carregar a expectativa de um ano vindouro positivo.

Todo esse cenário serve de pano de fundo para as coleções da temporada de moda. As marcas, antenadas no comportamento do consumidor, apostam em tonalidades vibrantes e, em contraposição, o branco, cor ligada à pureza e ao recomeço.

“Supercolorido, com cores contrastantes. Uma gama de tons fortes ligados ao Tropicalismo e com referências dos anos 70 e 80”, observa Rodrigo Cezário, consultor em negócios de moda.

Para a gerente de marketing da Alphorria, Janaína Andrade, a perfeita harmonia das cores da paisagens do Brasil. “Nos inspiramos na rica diversidade de tons presentes na nossa natureza fazendo uma alusão tanto às nossas flores e folhagens quanto aos nossos rios e solos”.

Amarelo

Se a aposta da Primavera-Verão 20/21 são as cores do Brasil, nada mais justo do que privilegiar o amarelo, que começa a ser valorizado nestas estações quentes, sendo o protagonista do Verão 2022, esperam os especialistas da WGSN, consultoria de consumo internacional.

A cor, além de alegre e de transmitir a sensação de energia, é uma boa pedida para mulheres extrovertidas e abertas a mudanças.

Vermelho

"Caliente" e viva como o verão brasileiro, a cor vermelha se destaca nas coleções em tonalidades variadas: dos terrosos aos mais profundos.

"O tom vibrante foi inspirado no vigor e na energia do verão e está presente em peças, principalmente nos vestidos, com modelagens amplas e soltas, e tecidos macios, como algodão, crepe, viscose e malhas", diz Ana Paola Murta, diretora criativa da Sclub e Skazi. A Alphorria mostra uma proposta diferente para o vermelho: a versão pitanga.
 

Rosa

Assim como o vermelho, o rosa apresenta uma gama de tons, passando do rosinha ao pink. Nesta variedade, pode-se dizer que a simbologia vai desde o romantismo, a delicadeza e a ternura dos suaves até a sensualidade, ousadia e determinação dos tons mais fortes e neon.

Verde

Em paralelo ao destaque dado ao amarelo pelas marcas nas coleções Primavera-Verão 20/21 está o verde, que marca presença com tonalidades refrescantes, arejadas e praianas. Opções mais elegantes da cor também são vistas como o verde-água.

Branco

Branco e off white são unanimidade nas coleções. Ao mesmo tempo em que remete ao frescor, à limpeza, dá a sensação de recomeço, de pureza, algo em que muitos têm pensado atualmente.

“O branco é uma aposta certeira e ganhou destaque em vários vestidos da nossa coleção. Eles chegam em modelagens contemporâneas que trazem belos decotes em V, assimétricos e ombro a ombro; bem como a presença de mangas bufantes que dão um ar de despojamento e modernidade às produções”, explica Ana Paola Murta, da Sclub e Skazi.