Pilote como Dick Vigarista

Remake de “Crash Team Racing”, “Nitro-Fueled” chega para PS4, Switch e Xbox One e engrossa a lista dos games de corrida em que a trapaça é melhor que a vitória

Marcelo Ramos
01/08/2019 às 06:17.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:48
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Games de corrida estão no mercado desde 1974, quando a Atari publicou “Gran Trac 10” para fliperama. De lá para cá, o gênero se ramificou, em simuladores, arcades, simcades e demais derivações com diferentes níveis de realismo e desafios. Mas também surgiram games de corrida caricatos, em que “Super Mario Kart” é o grande expoente. E nessa toada descontraída, “Crash Team Racing” consolidou sua carreira.

Assim como Mario, a raposa da Naughty Dog nasceu num game de plataforma e ganhou uma série paralela de corridas. E depois de 20 anos, o estúdio Beenox resolveu produzir um remake batizado de “Crash Team Racing Nitro-Fueled”.

O novo “CTR” resgata a mesma proposta do game original, mas com gráficos em alta definição, uma série de animações (que chegam a irritar, pois tiram o dinamismo do game), uma série de melhorias de dirigibilidade e um pacote de conquistas que tornam a brincadeira mais divertida.
 
O JOGO
“Crash Team Racing Nitro-Fueled” é um game que pode ser jogado em qualquer idade. A brincadeira se resume em acelerar, frear, derrapar e disparar as armas que ficam nas caixinhas. Grosso modo, o game é um plágio descarado da versão original de “Super Mario Kart”, publicada pela Super Nintendo em 1992.

Mas não dá para condenar apenas “Crash” nesse tribunal moral. Games como “Team Sonic Racing”, “Carros 3” e até mesmo o espetacular “Table Top Racing” também se apropriaram das peripécias do bigodudo nas pistas.

Apesar de seu estilo debochado e despretensioso, “Crash Team Racing Nitro-Fueled” é um game que demanda o mínimo de dedicação. Num jogo contra a máquina, os adversários dão trabalho, e a cada golpe você perde muitas posições. Mas a graça mesmo está nas corridas on-line. Aí, a trapaça não tem fim.
 
VISUAL
O visual é caprichado, com aquele cenário tropical fiel ao primeiro game da franquia. O excesso de cores é uma característica dos games poligonais do final dos anos 1990. Pode soar exagerado, mas mantém a fidelidade do original.

Entre os conteúdos do jogo há uma série de acessórios, cores, roupas e até carrocerias que podem ser desbloqueadas. A lista de personagens também é grande. São mais de 20 “pilotos” que aceleram, jogam foguetes e derrapam em poças de óleo. Com versões para PS4, Switch e Xbox One, “Crash Team Racing Nitro-Fueled tem preço sugerido de R$ 180.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por