Paraíso dá início a Circuito do Marmelo

Christine Antonini
12/06/2019 às 06:44.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:04
 (Divulgação)

(Divulgação)

A primeira etapa do Circuito Frutifica Minas será realizada hoje, em São João do Paraíso. A cidade, conhecida como Capital do Marmelo, produz cerca de 300 toneladas da fruta por ano. O evento busca incentivar o manejo do fruto e do doce de marmelo, capacitando produtores que ainda têm dificuldade de revender os produtos, por falta de incentivo e credenciamento. A ação, que começa às 8h, é gratuita e será na sede da Cooperativa dos Produtores de Marmelo de São João do Paraíso (Coopemar).

A cooperativa foi criada recentemente na cidade, que tem 30 produtores cadastrados. O objetivo da instituição é unir forças para que o doce de marmelo seja credenciado e exportado em grande quantidade. Para colher a fruta e produzir o doce de forma artesanal, mais de 70 famílias trabalham no setor, gerando emprego e renda para a região.

O evento é realizado pela Frutifica Minas, que faz uma série de eventos, como palestras técnicas, oficinas e dias de campo, para debater questões relacionadas à fruticultura no Estado. O Frutifica Minas é realizado desde 2010, em parceria com Seapa, Epamig, universidades federais de Lavras e Viçosa, além de prefeituras e instituições privadas e públicas.

O objetivo da iniciativa é a socialização de tecnologias, visando a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas, além do aumento da renda do produtor e a manutenção e geração de empregos na atividade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por