Palestra sobre a saúde feminina marca o Dia Internacional da Mulher

Da redação
O Norte
08/03/2020 às 19:27.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:54
 (Divulgação)

(Divulgação)

Marcando o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Montes Claros e Região, realizou palestra gratuita para comerciárias e esposas de comerciários, com o tema “ Saúde da Mulher". A palestrante foi a enfermeira Maria Clara Lelis, Mestre em Ciências da Saúde e especialista Residente em Saúde da Mulher. 

A palestra sobre a Saúde das Mulheres, trouxe como objetivo a divulgação e prevenção de doenças que acometem com mais frequência o público feminino e, por isso, precisam de especial atenção. Uma das doenças mais conhecidas é o câncer de mama, principalmente pelo alcance da campanha “Outubro Rosa”, que permite a informação sobre tratamentos e evolução da doença. Mas, apesar de todas as informações ainda é a doença mais comum no público feminino e a que mais mata mulheres.

"Sabe-se que a saúde da mulher precisa de um cuidado peculiar, levando em consideração as questões hormonais de acordo com cada faixa etária. Devemos implementar medidas de prevenção primária, e conscientizar a população sobre os sinais e sintomas dessas doenças nas mulheres, que nem sempre se apresentam da forma clássica divulgada. A detecção precoce pode salvar muitas vidas e nada melhor do que informar para prevenir enfermidades e ganhar qualidade de vida” concluiu Maria Clara Lelis.

O diagnóstico precoce por meio do autoexame e, principalmente, da mamografia é a principal bandeira das campanhas de conscientização. Quanto mais cedo se descobre a doença, maiores são as chances de cura. Entre as medidas de prevenção, estão a alimentação saudável e a prática de atividades físicas.

Maria Ilca Vieira, diretora do projeto Vovó do Coração, reforçou as comerciárias sobre os planos gratuitos oferecidos pelo Sindcomerciários, para que elas possam se prevenir. "Nós do Sindicomerciários estamos sempre preocupados com a saúde da mulher, a realização dos exames preventivos, principalmente a mamografia e o Papanicolau, para o diagnóstico de câncer de colo do útero. Portanto, reserve um tempo para cuidar de você e agenda sua consulta, pode nos procurar que sempre estaremos do seu lado"

Para finalizar o dia comemorativo, teve o depoimento da trabalhadora Amanda Alves, que passou por problemas sérios de saúde por não realizar os exames de prevenção que são feitas regularmente. Amanda teve câncer de mama com apenas 24 anos, com seu depoimento emocionou as comerciárias e conseguiu passar um pouco da importância da prevenção. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por