Nome limpo na praça

Feirão da Serasa negocia dívidas pela internet com até 95% de desconto

Tatiana Moraes
Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/11/2018 às 07:37.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:54

Mineiros inadimplentes junto a gigantes dos setores de varejo, telecomunicações, seguros e segmento financeiro têm a oportunidade de renegociar os débitos até 1º de dezembro, com até 95% de desconto. Trata-se do Feirão Limpa Nome da Serasa Consumidor – braço da Serasa Experian, que pretende atender mais de um milhão de pessoas em todo o país.

Realizado exclusivamente pela internet, o feirão permite negociações com empresas como Vivo, Claro, Porto Seguro, Itaú, Santander, Recovery, Ipanema Credit Management, Tricard e CredSystem.

Para ter acesso às propostas das companhias, basta acessar o site www.serasaconsumidor.com.br, fazer um cadastro e ver a oferta. Lá, o consumidor que estiver em dívida com alguma das empresas que participam do feirão consegue imprimir um boleto, a ser pago no banco ou em casas lotéricas. As ofertas valem para pessoas que estão com uma parcela em atraso e, também, para quem já está com o “nome sujo”.

“Ali mesmo a pessoa já consegue gerar um boleto, imprimir e pagar em seguida. Os descontos são ótimos. Já vi dívida que estava em R$ 20 mil chegar a R$ 1,2 mil”, afirma o gerente da Serasa, Matheus Moura.

ABATIMENTO
Cada empresa tem sua própria política para definir os descontos. De acordo com Moura, no entanto, dívidas maiores costumam apresentar abatimentos mais vantajosos.

O motivo é simples. “Ao longo dos anos, as dívidas sobem muito por causa dos juros. Por isso, é mais fácil para as companhias reduzirem o valor dos débitos mais antigos”, explica.
 
MINAS ENDIVIDADA
No Brasil, segundo a Serasa, existem 61,4 milhões de pessoas endividadas. Minas responde por 9% do montante, o equivalente a 5,5 milhões de inadimplentes. Como o Estado tem 20,9 milhões de pessoas, os endividados representam um a cada quatro habitantes.

Muitos sequer sabem que estão com contas atrasadas. Moura afirma que no site da Serasa Consumidor é possível descobrir, de forma gratuita, se o consumidor tem o “nome sujo”. No endereço eletrônico, a pessoa também consegue ver o próprio score, uma espécie de “reputação financeira”.

O número leva em consideração a capacidade de honrar compromissos e é utilizado pelas instituições financeiras para conceder crédito. Ou seja, quanto maior o score, melhores as condições do empréstimo.

Ele ressalta, porém, que outros fatores, como a renda, também interferem nas regras. “Às vezes a pessoa não tem renda suficiente para contrair aquele empréstimo ou comprar aquele produto. Nesse caso, o empréstimo não é concedido, mesmo que o score dela seja altíssimo”.

O coordenador do curso de Economia do Ibmec, Márcio Salvato, afirma que os feirões são uma boa oportunidade de colocar as contas em dia, especialmente quando a dívida foi adquirida por uma securitizadora.

“Essas empresas compram carteiras de dívidas de grandes companhias e costumam ter política de negociação muito rígida. Por isso, vale a pena conhecer as condições do feirão”, destaca.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por