Mineiro de Janaúba no seleto grupo nota mil do Enem

Estudante de 18 anos já se prepara para concorrer a uma vaga no curso de medicina

Lucas Eduardo Soares
22/01/2019 às 07:23.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:09
 (Arquivo pessoal)

(Arquivo pessoal)

“Em estado de choque”. Foi assim que o mineiro de Janaúba André Bahia, de 18 anos, disse ter ficado ao entrar na sala para fazer o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no fim do ano passado. A tranquilidade apareceu no decorrer da prova e foi importante aliada para obtenção de um feito louvável: alcançar a nota mil na redação. Ele foi um dos 55 candidatos a “fechar” o teste dissertativo em todo o país. A pontuação foi divulgada na última sexta-feira.

Com um bom resultado, a partir de hoje o jovem poderá se candidatar à tão sonhada vaga de medicina em uma instituição pública de ensino em Minas Gerais, por meio do Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu). O programa, que estará com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, ofertará mais de 235 mil vagas em 129 universidades estaduais e federais de todo o país.

André sempre estudou na Casa Escola da Criança (CEC) Diocesano, em Janaúba. “Minha mãe é diretora do colégio, o que me ajudou, mas também atrapalhou um pouco. Ajudou porque sempre acompanhou de muito perto, mas me sentia um pouco pressionado. No geral, o saldo é positivo”, frisou.
 
PREPARAÇÃO
O estudante conta que a preparação para o Enem teve início no primeiro ano do ensino médio. Na época, segundo ele, começou a aprender as técnicas de dissertação. “Em 2018, eu tinha aula em tempo integral e fazia uma redação por semana, conforme os temas encaminhados pela professora, que variavam de acordo com os assuntos que estavam em pauta. Com isso, aperfeiçoei o que já havia aprendido nos anos anteriores”, comenta.

Além das atividades dentro da sala de aula, André Bahia dedicou parte do tempo a exercícios físicos. O cruzeirense, “fanático por futebol”, bateu ponto na academia, no time de handebol do colégio e nas “peladas” com os amigos. “Ajudava na ansiedade e era uma forma de gastar energia”.
 
VALE DO AÇO
Cursar medicina também é o sonho da Maria Luisa Guzzo Peres, de 17 anos. A adolescente, que mora em Timóteo e estuda em Ipatinga, no Vale do Aço, mal terminou o ensino médio e também é uma das mineiras que alcançou pontuação máxima na redação do exame. A nota, segundo ela, alavancou a média conquistada na soma de todas as avaliações.

O processo para o bom desempenho de Maria Luisa passou pela rotina na escola, onde ficava desde a manhã até 19h, bons episódios do seriado norte-americano Friends, passeio com as amigas e suporte dos pais e do irmão. “Eles me ajudaram demais e me entenderam. Eu estava sempre estressada com tudo”, lembra.

Agora, os sentimentos que tomam conta da estudante são alívio e ansiedade. “A nota foi boa, maior que a nota de corte do ano passado. Mas estou ansiosa para preencher meus dados no Sisu. Acho que vai dar tudo certo”, afirmou.
 
INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições no Sisu são feitas no site sisu.mec.gov.br. A partir de amanhã, o portal divulgará as notas de corte –uma média dos pontos necessários para cada curso, conforme as inscrições já feitas.

Os resultados estão previstos para o próximo dia 28. Os estudantes deverão se matricular de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.  

Neste ano, os candidatos selecionados para qualquer uma das duas opções assinaladas não participam da lista de espera.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por