Minas mais perto da Colômbia

Estado busca parceria para estreitar relações comerciais com o país vizinho

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/11/2017 às 22:40.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:41
 (Arquivo/Agência Minas Gerais)

(Arquivo/Agência Minas Gerais)

Minas deu mais um passo para ampliar a parceria com a Colômbia. Missão governamental e empresarial está no país vizinho desde ontem para estreitar as relações comerciais entre as duas nações. Durante a viagem será promovido o Minas Gerais Day, em Medellín e Bogotá, que irá promover produtos e serviços do Estado.

Participam da comitiva, organizada pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), representantes de setores da economia, como alimentos e bebidas, energia, vestuário e tecnologia.

Além de estreitar as relações institucionais, a missão busca alternativas para diversificar a economia mineira e desenvolver parcerias estratégicas. Para isso, serão realizados encontros de negócios e eventos de networking. 

A programação, que se estende até quinta-feira, começou por Medellín, com representantes da ProColombia, instituição governamental que promove o turismo, investimentos e exportações no país, e da Agência de Cooperação e Investimento de Medellín (ACI). Está programado, ainda, o acordo de cooperação com a Ruta N, importante hub de economia criativa de Medellín. Amanhã, a comitiva mineira se desloca para Bogotá.  

Nas duas cidades estão programados eventos de negócios entre as empresas mineiras e colombianas e de promoção do Estado através do Programa +Gastronomia.

Durante o encontro, os colombianos poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura e a gastronomia daqui. Chefs mineiros participarão de eventos de relacionamento e o espaço Mineiraria – Casa da Gastronomia será apresentado. 
 
TROCA 
Em agosto passado, a Agência de Cooperação e Investimentos de Medellín (ACI) promoveu em BH o seminário de negócios e expansão internacional na Colômbia. Foram apresentados a investidores e empresas de Minas o potencial e as oportunidades de negócios naquele país. 

A Colômbia tem se tornado um importante parceiro comercial. Hoje, Minas é o quinto maior estado brasileiro exportador para a nação. Em 2016, as vendas atingiram US$ 138,96 milhões. Produtos semimanufaturados de ferro, barras de ferro e de aço somam, juntos, 40% das vendas.

“Nossa preocupação é ampliar os mercados para as empresas e os produtos produzidos em Minas, além de mostrar as potencialidades em diversos setores, especialmente no turismo, na culinária e no artesanato. Assim, estaremos gerando emprego e renda e melhorando a qualidade de vida dos mineiros”, afirmou o governador Fernando Pimentel, que integra a missão.

Em agosto de 2017, a ACI promoveuno BDMG o “Seminário de negócios eexpansão internacional na Colômbia”.No evento, o país vizinho foiapresentado para empresas einvestidores mineiros como potencialparceiro para negócios
SAIBA MAISSetores representadosAlém da comitiva governamental, participamda missão sete empresas mineiras das áreas dealimentos e bebidas, energia, vestuário etecnologia: BH Airport, CMOS Drake,Cooperativa dos Produtores de Café Especial deBoa Esperança dos Costas, Eurofarma, LaraInfor Soluções, Marluvas e MCTTransformadores. Café gourmet, calçados,desfibriladores, medicamentos etransformadores são alguns dos produtos queserão apresentados a parceiros colombianos
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por