Intimidade com a pelota

PES 2019 teve mudanças significativas de gameplay e estreia no dia 28 de setembro

Marcelo Ramos
Hoje em Dia - Belo Horizonte
25/08/2018 às 07:44.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:06
 (KONAMI/DIVULGAÇÃO)

(KONAMI/DIVULGAÇÃO)

No mundo dos games há uma eterna Guerra Fria entre as franquias “PES” e “FIFA”. Cada uma das séries de futebol amealha uma multidão de seguidores ao redor do mundo que sempre diz que “o seu game” é o melhor. Mas é bem verdade que mesmo que ambos sejam games de futebol, há significativas peculiaridades entre um e outro. E é justamente isso que separa os “fifeiros” dos “peseiros”.

E na disputa deste ano, “PES 2019” largou na dianteira. O game chega na próxima terça-feira para PC, PS4 e Xbox One, enquanto “FIFA 19” só será disponibilizado no dia 28 de setembro.

Testamos a versão demo de “PES 2019” que trouxe um pouquinho do que o game tem para oferecer. Uma das percepções imediatas é a evolução do gameplay, que ficou mais realista. Nas edições passadas de “PES”, quando o jogador dava comando de passe, o computador entendia que era para lançar a bola para o companheiro mais próximo, o que facilitava a vida do jogador.

Agora, é preciso que o atleta esteja direcionado para o companheiro, senão ele irá bater para onde o nariz apontar e o passe será incompleto. A mudança deixou as partidas mais desafiantes, exigindo mais precisão de quem está com o joystick.
 
BARÇA
Mais uma vez o game tem o Barcelona como a equipe parceira. O time catalão tem figurado na capa do jogo em diversas edições. E este ano não será Lionel Messi quem estampará a caixinha, mas o brasileiro Philippe Coutinho. 

E como é de praxe, os jogadores do Barça, assim como atletas de renome de outras grandes equipes, tiveram um detalhado processo de reprodução facial. O mesmo não acontece com atletas de demais clubes, como os latinos.
 
TIMES
E por falar em clubes latinos, a demo oferece ao jogador três clubes brasileiros: Flamengo, São Paulo e Palmeiras. Completa a patota da América do Sul o chileno Colo-Colo e a seleção da Argentina.
 
ESTÁDIOS
Na demo há apenas dois campos: o Camp Nou e o estádio do Schalke 04, o Veltins Arena. No entanto, o rebuliço envolvendo estádios envolve o Mineirão. Na edição brasileira do game, o Gigante da Pampulha é grafado como “Mineirão”, no entanto, nas edições que serão distribuídas em outros países, o estádio foi renomeado como “Toca da Raposa III”, que é o apelido popular da torcida cruzeirense que manda seus jogos lá. 

A Konami não explica porque deu dois nomes ao estádio. No entanto, a Minas Arena, consórcio que administra o Mineirão, disse à reportagem do Hoje em Dia que não autorizou oficialmente o uso do nome “Mineirão” no game e que irá acionar a Konami. A produtora por sua vez não se manifestou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por