Impulso à economia solidária

Lojas e feiras itinerantes ajudam pequenos empreendedores de Diamantina

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/06/2018 às 06:53.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:01
 (Reprodução/Prefeitura de Diamantina)

(Reprodução/Prefeitura de Diamantina)

Um espaço para a comercialização de bens produzidos por pequenos empreendedores. Assim pode ser resumido o Centro de Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária (Caafes) de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A iniciativa garante o aumento da oferta de produtos qualificados e legalizados. 

Inaugurada em março deste ano, o Caafes tem a participação do governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG). O local conta com parcerias da Prefeitura, Câmara Municipal e Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha.

Conforme o governo estadual, Diamantina é o quarto maior município mineiro em extensão. A localidade tem distritos muito distantes da sede, o que inviabilizava economicamente o deslocamento de agricultores, artesãos, doceiras e quitandeiras do meio rural.
 
BENEFICIADOS 
Mulheres e jovens são os mais beneficiados com a inclusão, por exemplo, em mercados institucionais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O Caafes Diamantina apresenta resultados positivos no fortalecimento do trabalho coletivo e da cultura do comércio justo”, diz o diretor de Comercialização da Superintendência de Políticas de Empreendedorismo e de Economia Popular Solidária da Sedese, José Ribeiro Gomes.

O ponto de vendas oferece flores, artesanato de palha e tecido, quitandas caseiras, farinhas, tapetes, polpas de frutas e panos de pratos.

Os próprios produtores estão à frente das vendas, além de gerenciar o espaço. O ponto permanece aberto de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e, aos sábados, de 9h às 12h. Dentre os beneficiados está Piedade da Silva, integrante da Associação Comunitária dos Artesãos do Distrito de Sopa, a 12 km do centro histórico da cidade.

A moradora faz pano de crivo, customiza toalhas de banho e de rosto e faz bordados. O crochê está entre os diferentes tipos de artesanato. “Eles (produtos) não são feitos de forma rápida. É lento, para valorizar a boa prosa, a troca de experiência”.

O Caafes é gerido por um grupo, composto por representantes dos conselhos Municipal de Economia Solidária e de Desenvolvimento Rural Sustentável. A ideia nasceu em uma das feiras organizada na cidade pela Sedese. José Ribeiro Gomes recorda que a proposta foi bem aceita pela administração municipal e logo colocada em discussão.
 
SUL DE MINAS
A Sedese tem uma Diretoria Regional também em Passos, no Sul de Minas. O local, que era um espaço ocioso, tornou-se vitrine para empreendimentos da economia solidária. Estruturada como ponto fixo de comercialização, a iniciativa tem apresentado bons resultados na região.

Diretor regional da Sedese, Graziani Vilela estimulou três empreendimentos de economia solidária para expor produtos. “O artesanato local é feito na sua maioria por mulheres. Já temos cerca de 20 famílias diretamente beneficiadas e com a responsabilidade de cuidar da gestão do espaço”, explica Vilela.

SAIBA MAIS
POLÍTICA PÚBLICA 

Segundo o governo de Minas, no início da atual gestão, em 2015, o então secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, solicitou aos técnicos que apresentassem propostas para fortalecer e consolidar a economia solidária como política pública. O primeiro passo se deu com a criação da Superintendência de Empreendedorismo e Economia Popular Solidária, na Sedese. 
 
INVESTIMENTO NOS MUNICÍPIOS 
Para garantir o apoio às feiras, o governo entregou kits de barracas personalizadas a 15 municípios. Com investimento da Sedese, a ação impulsiona a venda dos empreendimentos da economia popular solidária. Além disso, a secretaria oferta, sempre que acionada, atividades de assessoria técnica aos artesãos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por