Exército leva benefícios da Aciso à periferia: atividades integram Operação Minas do ouro, que levou tropa para as ruas

Jornal O Norte
03/11/2005 às 12:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Foi encerrada terça-feira, 1º, nos bairros Santo Antônio II e Vila Siom, a Aciso - Ação Cívico Social, realizada desde o dia 30 de outubro pelo 55º Batalhão de infantaria do exército, em cooperação com outros órgãos. Segundo o tenente-coronel Marco Antônio de Pádua Melo, a ação superou as expectativas do comando da unidade e foi o ponto alto da Operação Minas do ouro, que está acontecendo também desde o dia 30 de outubro em Montes Claros.

- O grande propósito dessa Aciso é estender a mão amiga à comunidade, saindo do discurso da retórica e partindo, definitivamente, para a prática, levando um atendimento de qualidade à população tão necessitada, mas que não dispõe de condições para usufruir desse atendimento, nos dias úteis, pelos mais diversos motivos.




Armados com fuzis, soldados do exército patrulham


o centro da cidade (Foto: Adriano Madureira)

MARCA REGISTRADA

No primeiro dia da ação, foram efetuados aproximadamente 350 atendimentos, desde a tiragem da carteira de identidade pela polícia civil até o atendimento médico-odontológico realizado pelos militares da área de saúde do Batalhão Dionísio Cerqueira, sendo a marca registrada dessa atividade a organização e a presteza no atendimento, conforme os relatos dos cidadãos atendidos no evento, segundo o comandante.

Os serviços disponibilizados foram: aferição de pressão arterial, peso e altura, exame de glicose, tiragem da carteira de identidade, corte de cabelo, distribuição de medicamentos e atendimento médico-odontológico:

- Destaca-se, dentre essas atividades, o grande número de dúvidas médicas sanadas pelos profissionais da saúde presentes, que em muito contribuíram para o bem estar das pessoas.

PARTICIPAÇÃO DE TODOS

O coronel Pádua diz ainda que se torna importante frisar que essa Aciso não obteria o êxito alcançado, se não fosse o apoio e a integração das várias instituições participantes, como a prefeitura de Moc, por intermédio da secretaria municipal de Saúde, com aferição da pressão arteria1, peso e altura, exame de glicose, disponibilização de medicamentos e pela palestra, bastante concorrida, sobre Higiene bucal; o 10º Batalhão de polícia militar de Minas Gerais, apoiando com seus militares todas as atividades da operação Minas do ouro; a 2ª Companhia independente de bombeiros militares de Minas Gerais, pela disponibilização da viatura de resgate para possíveis urgências na realização da Aciso; a delegacia regional de segurança pública de Minas Gerais, realizando a tiragem das carteiras de identidade; e ainda, Copasa, a Cemig e o vereador Athos Mameluque.

- Assim, o Batalhão Dionísio Cerqueira tenta, com esta pequena parcela de contribuição, minimizar os problemas enfrentados pela população, organizando esta Ação cívico social, que leva à comunidade um pacote de serviços primordiais, mas de difícil acesso e demonstrando que o exército brasileiro sempre esteve e estará em sintonia com os ideais da nossa nação, estendendo a mão amiga para ajudar ou colocando o braço forte para garantir a hegemonia nacional - conclui o comandante.



DEPOIMENTOS DE PESSOAS ATENDIDAS PELA ACISO

José Elias Alves Pereira, 44 anos, Vila Siom:

- Ótimo. Fui muito bem atendido, tudo muito bem rápido e organizado. Poderia ser feito mais vezes para ajudar o pessoal carente que tem dificuldade de ir ao doutor. Aproveitei para levar uma filha ao médico e outro filho para tirar identidade.

Augusta da Costa, 78 anos, Santo Antônio II:

- Está bom demais. O exército é o primeiro que vem aqui fazer isso. Seria bom se tivesse mais vezes. Sou viúva e tenho muita necessidade dessa ajuda. Veio em boa hora para me ajudar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por