Dificuldade do consumidor de honrar dívidas do Natal eleva inadimplência

Jornal O Norte
18/04/2006 às 16:47.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Os reflexos das compras no varejo realizadas no fim do ano passado no Brasil começam a ficar evidentes na base de análise de crédito do SPC - Serviço de Proteção ao Crédito.

Passados 90 dias da dívida contraída e não paga,  mais 41,97% de registros de inadimplência foram incluídos no SPC em março deste ano em relação a igual período de 2005.

Segundo o presidente da entidade "o momento é de cautela para os lojistas e para os consumidores e é preciso atenção redobrada no momento da concessão de crédito e na hora de se decidir pela compra parcelada".

Ele ressalta que o crédito mais fácil no mercado envolve risco de inadimplência e aconselha os lojistas a não alongarem demais os prazos de pagamento em suas vendas.

- Para os consumidores, precaução na hora de contrair dívida é fundamental. As compras com muitos meses para pagar e juros embutidos podem trazer problemas - alerta o presidente do SPC Brasil.

Na avaliação da entidade, a oferta de crédito consignado, aquele com desconto na folha de pagamento, acabou corroendo boa parte dos ganhos dos trabalhadores no final do ano.

O volume de inclusões de registros no Serviço de Proteção ao Crédito, ou seja, de endividamento no mês de março, superou em 22,71% o de fevereiro deste ano, e em 24,5% o de janeiro.

Por outro lado, houve um aumento significativo no total de exclusões de nomes da lista do SPC no mês passado, o que mostra a preocupação do consumidor em reabilitar o crédito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por