‘Conjugado’ funcional

Cozinha e área de serviço organizados dão sensação de fluidez na hora das tarefas cotidianas

Patrícia Santos Dumont
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/08/2018 às 07:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:59
 (PINTEREST/DIVULGAÇÃO)

(PINTEREST/DIVULGAÇÃO)

Ter um imóvel pequeno, que exige o compartilhamento entre área de serviço e cozinha não precisa ser sinônimo de dor de cabeça nem de bagunça. Estratégias simples, baratas e fáceis de implementar ajudam a deixar os espaços práticos, funcionais e, acima de tudo, bonitos e bem arrumados.

Fazer um planejamento e ter um projeto prévio – mesmo que só na cabeça – deve ser o ponto de partida, ensinam as arquitetas Flaviane Pereira e Márcia Coimbra, do escritório Ágille Arquitetura. Indispensável também é utilizar itens que ajudem a personalizar e otimizar cada cantinho. 

“Um bom planejamento permite que todos os espaços sejam aproveitados. Acessórios aramados, divisores ou móveis auxiliares deixam os locais funcionais e garantem organização e praticidade”, reforçam as profissionais. 

Importante também, segundo elas, é definir que tipo de divisória será instalada para fazer a separação entre um cômodo e outro –quando esse for o desejo do morador, claro.

Locais muito compactos, por exemplo, podem ser melhor aproveitados com portas de correr, que ocupam pouco espaço. As de vidro são ótima opção, pois garantem privacidade e mantêm a entrada de luz.

Cozinhas construídas em formato de corredor, por sua vez, podem ser otimizadas se ganharem elementos vazados, os chamados cobogós, feitos normalmente em cimento e que não impedem a passagem de luz.  
 
ESTRATÉGIAS
Para facilitar a rotina, outra dica das arquitetas é priorizar soluções simples, que acabam com aquela sensação de tudo junto, misturado e bagunçado. Bancada retrátil (que pode ser “guardada” quando não estiver em uso) e móveis com rodízios são algumas delas. Armários aéreos, lavanderias embutidas e móveis estrategicamente instalados em cantinhos que ficariam ociosos, são outras.

Boa dica das profissionais é abusar dos nichos, que viraram moda e invadiram todos os espaços da casa. “Funcionam muito bem para quem quer decorar e armazenar objetos, mantimentos e utensílios de forma simples e descomplicada”. 

Prateleiras altas e ganchos são opções interessantes para pendurar panelas e talheres usados com mais frequência. Na área de serviço, caixas organizadoras e varais de teto são indispensáveis e farão diferença na otimização do espaço.

“Locais funcionais e organizados transmitem sensação de fluidez e harmonia na hora das tarefas cotidianas”, comenta Flaviane.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por