Compass será primeiro modelo a receber motor 1.3 turbo da FCA

Marcelo Jabulas
@mjabulas
09/10/2020 às 21:06.
Atualizado em 27/10/2021 às 04:46
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

Se não existisse a pandemia no meio do caminho, já era para a FCA ter lançado seus modernos motores 1.0 e 1.3 turbo. Mas com a paralisação das atividades devido à pandemia da Covid-19, só agora os motores estão sendo testados em bancada e montados em mulas (carrocerias de teste). Na quarta-feira (5), a Jeep fez uma live para apresentar o Renegade Moab e também detalhar novos projetos. Entre eles o novo modelo de sete lugares (que o leitor conferiu no Portal HD), que terá o motor 1.3 turbo e poderia ser o produto a estrear o propulsor. Mas não será ele o primeiro carro a ser equipado com a unidade. Quem receberá o bloco será o Compass.

Quem cravou a informação foi uma fonte que está ligada ao projeto. Questionada se o modelo de sete lugares seria o carro que faria a estreia da unidade 1.3 turbo, nosso informante foi enfático ao dizer que será o Compass e posteriormente a picape Fiat Toro. A nova unidade substituirá a atual 2.0 de 166 cv. Junto do motor, a FCA também lançará a nova transmissão CVT (de 10 marchas), que é a mesma utilizada pela Toyota no Corolla flex.

E a informação faz todo sentido. Isso porque o novo SUV só será lançado no segundo semestre. E a FCA tem pressa em colocar os novos motores em funcionamento. Afinal, mesmo com o Compass na liderança do segmento de médios (C-SUV), com 64% de participação, a chegada de novos concorrentes como o VW Taos (que será apresentado mundialmente no dia 13 de outubro, mas que só chega no segundo trimestre de 2021) pode impactar no desempenho do líder.

Ela não quer correr o risco de perder participação com ele, e tem visto como o Renegade tem rebolado para sustentar seus 14% entre os compactos (B-SUV). Além disso, ainda tem o aguardado Toyota Corolla Cross que certamente será um concorrente de peso, ao lado do VW.

 
MOTOR 1.0
Uma data prevista ainda não existe, mas fato é que a Fiat lançará seu SUV, com base no Argo, até março, segundo a própria FCA, em entrevista coletiva na segunda-feira (5). Esse carro deverá ser equipado com a unidade 1.0 turbo de 130 cv, que está sendo desenvolvida em conjunto. Assim, é estimado que logo após a chegada do jipinho italiano, o Compass surja reestilizado e com o motor inédito.

Além de Compass e Toro, Renegade receberá o novo motor, assim como modelo inédito. Resta saber se outro modelo Fiat, além da picape, também será contemplada com a unidade mais potente. Lembrando que ela poderá vir em duas versões com 150 cv e 180 cv. 

Agora é aguardar.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por