Bons projetos a caminho do pódio

Janaúba, Porteirinha e Taiobeiras concorrem a prêmio

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
08/11/2018 às 07:18.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:40
 (Wilian Abravanel /Sebrae/divulgação)

(Wilian Abravanel /Sebrae/divulgação)

Três cidades do Norte de Minas são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Jana-úba, Porteirinha e Taiobeiras concorrem ao prêmio que destaca projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios.

Foram mais de cem municípios mineiros inscritos na 10ª edição do concurso. Deste total, 96 foram habilitados e 30 passaram para a etapa final.

Janaúba concorre na categoria “Desburocra-tização e Implemen-tação da Rede Simples” com o projeto “Solidificando os Caminhos”. A iniciativa aborda medidas para atender às demandas do empresariado e fortalecer a Sala Mineira do Empreendedor.

Visando a unificação do atendimento, o projeto foi instalado em uma estrutura concentrada e de forma gratuita, com profissionais treinados. Além de um contabilista profissional. O número de microempreendedores individuais formalizados saltou de 800 para 2.098 de 2012 a 2017.

Hoje, a população conta com um espaço que oferece todos as informações sobre empreendedorismo, formalização e legislação municipal e orientação dos procedimentos adotados em relação aos pequenos negócios.
 
FORMALIZAÇÃO
Porteirinha é finalista na disputa pela categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, com o projeto “Espaço do Empreendedor – Um Projeto Que Deu Certo”. A iniciativa surgiu para mudar o cenário de comércios que atuavam na informalidade, economia estagnada e entraves na abertura de empresas. Foram tomadas medidas para aumentar a formalização.

“O projeto visa incentivar o empreendedorismo, potencializar a cadeia do leite e seus derivados e fomentar o ecoturismo na geração de emprego e renda”, pontuou o prefeito de Porteirinha, Juracy Fagundes Jacome.

A partir destas ações, houve um crescimento de 67% do índice de formalização, em um total de mais 400 empreendimentos, entre os que saíram da informalidade e os novos negócios.
 
NO CAMPO
Taiobeiras também está na final estadual. A cidade concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo” com o projeto “Incentivo ao Agroextrativismo de Taiobeiras”.

O prefeito Danilo Mendes (PSDB) explica que a ideia do projeto surgiu após a diminuição das oportunidades de emprego e renda no campo.

“Foi preciso organizar a cadeia produtiva através da formalização dos negócios gerados pela extração de pequi e outros hortifrútis. Para isso, foi criada uma cooperativa. A criação da Central de Abastecimento do Alto Rio Pardo (Cearp) organizou e melhorou a feira livre, com aquisição de novas barracas, reorganização do espaço para melhor acesso dos consumidores, aperfeiçoamento da praça de alimentação e reorganização da Associação dos Feirantes”, concluiu.

Para fomentar a agroindustrialização, foram instaladas duas agroindústrias de processamento de produtos da agricultura familiar; um viveiro de mudas de pequis, além do incentivo e apoio financeiro às associações representantes dos agroextrativistas para que eles participem de feiras e exposições, como forma de ampliar acesso a mercados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por