BDMG traz arte mineira para o interior

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

O BDMG Cultural, em parceria com a Fiemg - Federação das indústrias do estado de Minas Gerais, lança a exposição Itinerança BDMG - Arte mineira: raízes e modernidade. As réplicas de obras dos principais artistas mineiros viajarão por várias regiões de Minas.

O artista plástico e crítico de arte Márcio Sampaio realizou uma ampla pesquisa da vida e obra de 80 artistas plásticos que viveram ou nasceram em Minas Gerais. As primeiras cidades a receberem a mostra itinerante são Governador Valadares, de 26 a 30 de setembro; Divinópolis, de 11 a 16 de outubro e, na seqüência, a exposição seguirá para Montes Claros, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.

OBRA E ÉPOCA

Os vários períodos da arte mineira estão retratados em 32 painéis contendo fotografias e texto explicativo sobre a obra e a época. A exposição está dividida em 16 tópicos que percorrem do barroco ao modernismo mineiro. O projeto é aprovado pelo ministério da Cultura, através da lei Rouanet, e prevê, de início, a visita a 13 cidades do interior do estado. Segundo Jota Dângelo, diretor presidente do BDMG Cultural, a exposição é uma retrospectiva panorâmica da evolução das artes plásticas em Minas Gerais. Projetada para ser didática, a exposição tem como objetivo levar ao público informações sobre as fases mais representativas das artes plásticas em Minas.

Márcio Sampaio, organizador da exposição, afirma que Minas é herdeira de sólida tradição, que tem em sua base a obra genial de Aleijadinho e de Athaíde, a arte mineira reassume, na modernidade, a energia criadora e a originalidade que marcam o momento fundador de nossa cultura.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por