Amams pede socorro para flagelados da seca

Jornal O Norte
21/10/2005 às 10:59.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

O governador Aécio Neves recebeu enfático apelo da Amams - Associação dos municípios da área mineira da Sudene para acelerar as medidas de assistência aos flagelados da seca do Norte de Minas, em razão da estiagem que afeta a região. Foi ontem, através do presidente da entidade, Valmir Morais de Sá, recebido em audiência pelo governador Aécio Neves, no palácio da Liberdade, quando esteve companhado do prefeito de Montes Claros, Athos Avelino e do deputado Arlen Santiago, que marcou a audiência.




A morte lenta dos rios e o cenário devastado pela seca levaram a Amams


a pedir ajuda urgente do estado (Foto: divulgação)

A preocupação da Amams é que apesar de o Relatório Agroclimatológico mostrar que o abastecimento de água está comprometido para mais de 85 mil pessoas, algumas sem água até para consumo humano, falta ação mais intensiva para socorrer as famílias atingidas pela seca.

Na mesma audiência, a Amams pediu ao governador para revogar a portaria que amplia de 20% para 40% a 80% a reserva legal da Mata Seca, assim como a interferência dele junto ao Departamento de aviação civil para garantir a criação da rota Montes Claros-Belo Horizonte, da Gol linhas aéreas, com tarifa mais reduzida, bem como discutiu a agenda do governador na visita que ele fará a Montes Claros no mês que vem, no sentido de que se reúna com os prefeitos da região.

AÇÃO DE FATO

Segundo Valmir Morais, desde julho muitas famílias vivem os efeitos da seca, sem água para consumo humano e dependendo da ajuda das prefeituras, que já sofrem com a queda dos recursos financeiros. Ele lembra que a Coordenadoria estadual de Defesa Civil elaborou o Plano de convivência com a seca, com várias ações, mas que elas precisam ser implementadas e incrementadas.

Atualmente, 62 municípios da região decretaram situação de emergência e deles, 18 decretos foram reconhecidos pela Cedec-MG e devidamente encaminhados ao ministério da Integração Nacional para apreciação da Coordenadoria nacional de Defesa Civil. A Amams quer a imediata retomada da Operação Pipa e da montagem de equipamentos nos poços já perfurados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por