Um sonho de Natal

Vaga no Ateneu é o presente que quase 400 garotos foram buscar em peneira

Carlos Castro Jr.
O Norte - Montes Claros
Publicado em 24/11/2018 às 07:36.Atualizado em 28/10/2021 às 02:17.
 (LEO QUEIROZ)
(LEO QUEIROZ)

Cada um no seu canto, com o material na mochila, esperando ouvir o nome para entrar em ação. São alguns piques curtos, outros toques na bola e uma chance de ouro. Neste momento não faz diferença se a peneira é em um clube da Série A ou no Ateneu, que aos poucos volta a ativa.

Faltando um mês para o Natal, cerca de 400 jovens passaram pelo campo do Ateneu essa semana para tentar um presente especial: uma vaga no time.

Os garotos, nascidos entre os anos 2000 e 2005, fizeram testes físicos, táticos e técnicos para em poucos minutos provar aos olheiros que merecem uma oportunidade nas categorias de base do clube.

Aos 17 anos, Marcos Rian, que já passou pelas categorias de base do Cruzeiro e do Corinthians, não pensa em desistir do sonho de se tornar jogador de futebol. Para ele sempre existe a oportunidade de recomeçar. Marcos também bateu na porta dos clubes baianos Vitória e Bahia, mas sem sucesso. Agora, o Broca é o novo objetivo.

“Vim para fazer meu melhor. Se aprovado, espero conseguir deixar minha marca no clube”, disse Marcos Rian.

O Ateneu fechou as portas quando Marcos tinha apenas dois anos. Depois de tantas voltas que o mundo deu, ele teve a oportunidade de jogar no novo gramado do clube, que retomou as atividades há poucos meses.

“O Ateneu é um time de história, todos nós conhecemos. Então é maravilhoso poder ter essa oportunidade”, completou.

Mais tímido, mas não menos determinado, Alan Nascimento, de 18 anos, que já chegou a disputar o Campeonato Mineiro pelo Funorte, tenta agora uma vaga no sub-20 do Ateneu.

“Muito feliz pela oportunidade em fazer essa peneira e espero que todos possamos desfrutar da melhor maneira possível”, disse.

O presidente do Ateneu, Cássio Aquino, mostrou otimismo com o resultado. “A peneirada nos surpreendeu muito. Primeiro, porque mostra a carência dos jovens da região em busca de oportunidade. Segundo, demonstra a força do Ateneu, mesmo ficando desativado por quase 20 anos”, avaliou Aquino.

Jurandir Gama Filho, gestor do Ateneu, ficou satisfeito com o grande número de meninos. “Foi uma semana muito legal. A ideia é formar a equipe para disputar o Campeonato Mineiro no próximo ano. Queremos fazer jogadores de casa mesmo, aqui da nossa região”.
 
COMISSÃO
O fisiologista do clube, João Carlos, disse que a turma está bastante motivada, principalmente com a estrutura. “A ideia é fazer este clube renascer. Já havia voltado aos trabalhos há um ano, mas agora vem com o novo gramado à disposição”, lembra o fisiologista.

Erico Lima, formado em educação física, é voluntário no Ateneu. “É um projeto social, e nestes três dias de testes tivemos muito trabalho. Mas é uma galera boa, cheia de sonhos. São testes físicos e técnicos para identificar alguns valores e, posteriomente, deixá-los preparados para participar das competições”, afirma.
 
DESFECHO
Ao todo, 80 garotos foram selecionados. A vez do atacante Marcos Rian chegou. Infelizmente o Alan Nascimento terá que tentar mais uma vez, mas não deve abaixar a cabeça. O amanhã sempre chega com boas notícias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por