Atlético e Cruzeiro iniciam nesta quarta-feira suas caminhadas na Copa do Brasil, onde já entram nas oitavas de final, por terem se classificado para a Libertadores, lutando para manter o grande retrospecto alcançado pelo futebol mineiro nas últimas cinco edições da competição nacional. Isso porque, a partir de 2014, por quatro vezes Minas Gerais esteve na final, levantando a taça três vezes.

E esse retrospecto recente começa de forma especial, pois em 2014 Galo e Raposa fizeram a decisão da Copa do Brasil, com os alvinegros levando a melhor sobre os cruzeirenses, que naquele ano foram campeões da Série A.

Após a ausência mineira da final em 2015, as últimas três tiveram um representante do Estado. Em 2016, o Atlético encarou o Grêmio e perdeu a chance do bicampeonato sendo derrotado pelos gaúchos na decisão.

Nas duas últimas edições, o Cruzeiro fez história na Copa do Brasil. Derrotou Flamengo e Corinthians, respectivamente, nas finais de 2017 e 2018 e se transformou no primeiro clube bicampeão em sequência da competição. Além disso, é seu maior campeão, com seis taças no total.
 
CONFRONTOS
Nessa batalha para manter a tradição mineira, o Atlético entra em campo primeiro, fazendo o jogo de ida pelas oitavas contra o Santos às 19h15, no Independência.

Logo depois, às 21h30, o Cruzeiro inicia seu confronto com o Fluminense encarando o time carioca às 21h30, no Maracanã.