A coordenação da 9ª Taça Montes Claros Palimontes 2011 está mobilizando as cidades da região para promover a competição do próximo ano de forma regionalizada. A afirmação é do coordenador geral da copa, Júnior Borges.
Segundo ele, já foram sondadas vários municípios como Bocaiuva, Itacarambi, Janaúba, Januária e São Francisco, além de Montes Claros. Outras cidades ainda sendo sondadas pela quantidade de equipes e pela condição de estrutura de campo e apoio da prefeitura local.
A intenção dos coordenadores é promover o encontro dos campeões de cada município em Montes Claros no mês de julho, período de férias escolares.
De acordo com o coordenador geral, seriam seis dias de competição, com muita integração entre as equipes, além, é claro, de fortalecer o esporte na região.
No próximo dia 9 de janeiro, Júnior Borges se reúne com os dirigentes das equipes da cidade de Janaúba e com o secretário de esportes para traçar planejamento da competição. Já nos dias 12 e 16, ele estará nas cidades de Itacarambi e Bocaiuva.
São Francisco, Januária e Monte Azul ainda dependem de confirmação, mas mostraram interesse em participação da competição.
Em Montes Claros, o arbitral está previsto para o dia 26 de janeiro. A previsão da coordenação é de promover a competição em seis cidades com a participação de 72 equipes inscritas em duas categorias, com 2.200 atletas inscritos, sendo quatro meses de competição. A final terá o nome de “Palimontes Cup” e homenageará o ex-jogador de futebol Manoelito.
- O projeto é de fazer da competição a maior do futebol de base do interior do estado e atrair para a cidade empresários e olheiros para o encontro, a fim de prestigiar a competição e avaliarem os talentos da região para que os mesmos possam ingressar em grandes clubes do Brasil – diz Júnior Borges.
A versão atual da competição sempre realizada dentro do município de Montes Claros, com três categorias, nestes anos, contou com 24 clubes, sendo oito na categoria mirim, infantil e pré-mirim.
A versão regional terá apenas as categorias infantil e mirim, somente Montes Claros continuará com a categoria pré-mirim.