Heberth Halley
Repórter
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Montes Claros, Sebastião Pimenta, e o adjunto de Esporte, Jaime Tolentino, se reuniram na tarde da última quarta-feira, na sede da nova secretaria, na Praça dos Jatobás, com os desportistas do esporte radical de Montes Claros.
Estiveram presentes o piloto e vice-presidente da Liga de super cross, Moisés Muniz, o piloto da equipe Motosmar/Honda de Enduro, Janjão Santiago, organizador de eventos do Velo Terra e Enduro da regularidade, Fáusio Bicho do Mato, o editor da revista e site radicalnortex.com, Tico Cordeiro, além dos promotores do kart, Diego e Bebel. Todos eles utilizaram o mesmo discurso e pediram apoio ao secretário em todas as dimensões ao esporte radical da cidade.
- Esta reunião fez a gente acreditar que ainda há esperança de o esporte radical de Montes Claros ganhar apoio. Creio que o sonho dos pilotos de super cross tem tudo para se concretizar, que é a criação da pista de super cross – diz Moisés Muniz.
Atualmente, existem três pistas na cidade, mas particulares. Os desportistas afirmam que se a prefeitura de Montes Claros, juntamente com a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, criar a pista, ficará mais fácil realizar as provas, sobretudo as do circuito Inter TV, que têm levado emoção a um público de cinco mil pessoas.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Sebastião Pimenta declarou todo apoio ao esporte radical e salientou que não medirá esforços para a criação da pista de super cross em Montes Claros. Ele pediu para que os desportistas procurem um local para tentar viabilizar a construção da pista, para que no dia 03 de julho, aniversário da cidade, ela possa ser inaugurada com uma das provas do Circuito Inter TV.
KART
Durante a reunião ficou definido também que Sebastião Pimenta, juntamente com Jaime Tolentino, fará de tudo para que o kart de Montes Claros possa ter um apoio maior. Segundo um dos incentivadores do kart em Montes Claros, Bebel, existem 18 pilotos de kart na cidade, além dos pilotos mirins. Hoje o kart em Moc é praticado no antigo posto Trilha do Sol.
Para o piloto e incentivador do kart, Diego Pinheiro, o que acontece atualmente com relação à modalidade em Moc é que muita gente que pretende praticar o kart entende que não existe um local adequado para a prática do esporte.
- Nós, que praticamos o kart, esperamos que seja criada a pista para a prática do kart e que tenhamos um apoio estrutural e logístico – disse Bebel, que salienta ainda que com a criação da pista in door, a população terá a oportunidade de praticar o kart.
Lembra ainda que com a pista poderá ter um curso de pilotagem para os amantes da velocidade.
Durante a reunião ficou definido que a secretaria promoverá também no aniversário de Moc a prova de kart, num circuito que será montado na Praça dos Jatobás. O secretário adjunto, Jaime Tolentino, prometeu que a secretaria dará todo apoio logístico para a realização da prova, que precisa de liberação de segurança, vistorias, entre outras burocracias.
ENDURO
Para o desportista e piloto de enduro, Janjão Santiago, há muito tempo o pessoal do esporte radical não tem apoio da prefeitura de Montes Claros. Ele crê que agora, com a nova secretaria de Juventude, Esporte e Lazer volte os tempos de glória do enduro em Montes Claros, quando a cidade foi referência no estado e pilotos de várias cidades do país participavam das provas promovidas aqui, como o Enduro dos Montes, que teve a participação de 250 pilotos.
- Acredito que o ano de 2009 tem tudo para ser um ano fantástico para o Off-road no norte de Minas – diz Janjão Santiago.
O organizador das provas de enduro e Velo Terra em Moc, Fáusio Bicho do Mato, espera da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer todo apoio às provas de enduro e que em 2010 Moc possa novamente conseguir sediar uma etapa do campeonato mineiro.
