Sapatada na rechonchuda: Resposta para a cidade das alterosas

Jornal O Norte
Publicado em 21/01/2009 às 11:54.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Nairlan Clayton Barbosa



Pois bem, quando na semana passada o professor Jonas Melo me lançou o desafio de identificar e saber o por quê do apelido dos times de Montes Claros, e seus mascotes respectivamente, pedimos a ajuda de nossos leitores aqui na Coluna “Sapatada na Rechonchuda” para desvendar ou pelo menos começar a desvendar os questionamentos do Professor que lá da terra das alterosas quer pesquisar o futebol montesclarino.



Sendo assim, eis que aparece o desportista Carlúcio Bicalho e começa a clarear a inquirição do Professor, trazendo algumas peculiaridades as quais começaremos a publicar hoje aqui na Coluna, e à medida que o tempo for passando, publicaremos outras mais.



Eis as informações de Carlúcio Bicalho, um de seus diretores:



“A Associação Desportiva Ateneu, Ex-Esporte Clube João Rebello foi fundada em 01.05.1947. O Apelido de ‘Broca’ foi dado por um diretor do clube que tinha a alcunha de ‘Zé Periquitinho’. A broca é um instrumento muito utilizado pelos marceneiros para furar madeiras e até mesmo concretos para a instalação de parafusos. Ou seja, o Ateneu seria o time furão, o terror dos adversários, que existiria para arrasar todos eles. Daí, o “Broca”. Infelizmente, não há nenhum mascote para o time do bairro São José.



“A associação Atlética Cassimiro de Abreu, foi o nome dado à equipe que se chamava anteriormente Vera Cruz Futebol Clube. Sua torcida o apelidou de ‘O mais querido’ porque o Cassimiro de Abreu tinha a maior torcida da cidade, ou pelo menos se acreditava nisso, naquela época. Também ninguém se preocupou em criar um mascote para o clube.



“Um outro clube também existente na cidade foi o União Futebol Clube, o clube mais antigo O clube mais antigo dos quatro, o  maior de sua época, anos 40/50, chamado de leão pela garra e da vila operária devido ao bairro onde  se localizava a sua sede, hoje confluência das ruas Bocaiúva e General Carneiro. Não se criou nenhum mascote para ele embora, obviamente, imaginamos ser um Leão.”



“Ipê F.C.- Clube oriundo do bairro vila ipê, hoje Edgar Pereira, nome do empresário e político fundador do clube, que já nos  anos 60, possuía uma estrutura  profissional, que não evoluiu mais pelo falecimento  do seu dono. O Ipê não tem mascote.



 Não conseguimos estabelecer contato com Ville Mocellin para falar sobre o motivo do Montes Claros ser chamado de “O Bicho”.



De qualquer maneira, um comentário feito pelo próprio Carlúcio Bicalho faz um grande sentido. Segundo Carlúcio, os diretores de todos os clubes supracitados não tiveram a iniciativa de fazer como os clubes da capital, que contrataram cartunistas para desenvolver as caricaturas dos Mascotes de América, Atlético, Cruzeiro e Vila Nova. 



De qualquer forma, nossa pesquisa prossegue. Agradecimentos ao grande Carlúcio que trouxe mais conhecimento a nós, debutantes no mundo esportivo da nossa querida princesa do norte. E dos nossos clubes.



Aos que tiverem mais informações, deixo novamente meu e-mail para contato, a saber, nairlanclaytonbarbosa@hotmail.com






Ao professor Jonas Melo. Estamos garimpando mais informações professor.



Estamos garimpando.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por