Resta uma vaga

Galo briga com Furacão, Botafogo e Santos pelo último lugar dentro do G-6 do Brasileirão

Alexandre Simões
Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/11/2018 às 08:29.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:54
 (BRUNO CANTINI/ATLÉTICO)

(BRUNO CANTINI/ATLÉTICO)

O Atlético corre o risco de viver a mesma situação do ano passado e depender da final da Copa Sul-Americana de 2018 para saber se vai disputar a Libertadores no ano que vem. Isso porque seu maior concorrente pela última vaga no G-6 do Brasileirão é exatamente o Atlético-PR, que tem a presença na decisão da segunda competição de clubes da América bem encaminhada, pois venceu a ida das semifinais, diante do Fluminense, na Arena da Baixada, por 2 a 0.

Numa briga que envolve apenas quatro clubes, o Atlético tem a melhor situação, pois é o único que depende apenas dele para integrar o G-6. Mas a caminhada não será fácil, pois nas duas próximas rodadas o time de Levir Culpi joga fora de casa contra Internacional, que tem remotas chances de título, mas precisa se segurar entre os quatro primeiros colocados para ir diretamente à fase de grupos da Libertadores, e Santos, que é um concorrente direto, mas que se não vencer o Botafogo, na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro, não terá mais como ameaçar o Galo.

Para não ser mais alcançado por Botafogo ou Santos, basta ao Atlético uma vitória nas três rodadas finais, isso se o confronto entre eles na quarta-feira não terminar empatado, o que facilitaria bem a vida atleticana.
 
FURACÃO
A disputa com o Atlético-PR é mais difícil. Ao contrário do Galo, o Furacão, que tem três pontos a menos, mas saldo de gols melhor (15 a 12 neste momento), joga duas vezes seguidas dentro de casa contra Corinthians e Ceará. E na última rodada pode encarar, como visitante, um Flamengo sem ter o que buscar na competição.

Pelos cálculos do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da UFMG, são de 57,4% as chances de o Atlético chegar à Copa Libertadores de 2019, contra 39,9% do Atlético-PR.

Se fosse possível ter a certeza de que o Furacão vencerá a Copa Sul-Americana, as chances atleticanas hoje de jogar a Libertadores no ano que vem seriam de 93,8%.

No ano passado, em que ficou na nona colocação no Campeonato Brasileiro, o Atlético dependia do título do Flamengo, que foi o sexto da Série A, na Copa Sul-Americana, que ele decidiu com o Independiente, da Argentina.

Como o rubro-negro carioca foi derrotado pelos argentinos, não abriu mais uma vaga na Libertadores via Brasileirão. Com isso, o Atlético ficou de fora da maior competição de clubes da América depois de cinco participações consecutivas entre 2013 e 2017.

O resumo atleticano é simples. Com mais sete pontos nos nove que ainda disputa, estará na Libertadores. Com seis, depende de um empate do Furacão. Com quatro, precisará de dois tropeços paranaenses.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por