
A parada do Campeonato Brasileiro para a disputa da Copa do Mundo de 2018 criou um novo recorte para analisar os momentos das 20 equipes na competição. E o Atlético é o segundo clube que mais desandou nos pontos corridos após a conquista da França na Rússia.
Cruzeiro e América não fogem do quadro negativo, com o trio mineiro em descenso desde que o Brasileirão foi retomado.
Antes de a bola rolar no Mundial, entre junho e julho, foram disputadas 12 rodadas da Série A. O Atlético terminou o Brasileirão pré-Copa na vice-liderança, com 23 pontos.
Na retomada, após 18 rodadas (seis a mais), marcou os mesmos 23 pontos, o que lhe garante os 46 atuais.
Os 64% de aproveitamento antes do torneio na Rússia deram lugar a apenas 42% dos pontos disputados conquistados entre a 13ª e a 30ª rodada. Algo que valeu a cabeça do técnico Thiago Larghi, ainda que o Galo não tenha saído da zona de classificação para a Libertadores (G-6).
Para o agora ex-treinador do Atlético, uma das explicações foi a remontagem do elenco. Só entre junho e julho, a diretoria alvinegra contratou oito novos jogadores.
“Troca muito grande de jogadores, tanto no início quanto no meio da temporada. Muito difícil conseguir dar padrão de jogo, um time que tenta propor o jogo e troca muito jogadores. Saírem 10 e chegarem 10 é muito difícil montar um time de futebol com qualidade e conseguir resultado dessa maneira”, afirmou à Rádio 98FM.
DESCANSO
No Cruzeiro, os empates minaram a tentativa de melhor colocação na tabela. Apenas cinco vitórias de um time que teve pela frente quartas de final de Libertadores e a decisão (vencida) da Copa do Brasil. O clube celeste, em ritmo de férias, precisa apenas de mais cinco pontos para descansar no Brasileirão.
Algo ainda distante para o América. Mesmo com um início promissor, o técnico Adilson Batista convive com o fantasma do rebaixamento. Com Enderson Moreira, o Coelho se manteve em 13º lugar. Atualmente, ocupa a 16ª colocação, com um rendimento de 37% pós-Copa, contra os 39% antes da parada.
Os alviverdes ainda foram prejudicados pela vitória do Ceará diante do Cruzeiro, na última quarta-feira. O time de Lisca Doido, que enfrenta o Atlético na próxima segunda-feira, vai na contra-mão de Minas e é o segundo que mais evoluiu após a Rússia, só atrás do Atlético-PR.


