Quase gol!

Temporada é marcada pelo desempenho irregular dos centroavantes mineiros

Frederico Ribeiro
Hoje em Dia - Belo Horizonte
08/11/2018 às 07:33.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:40

A quantidade de gols que os centroavantes do futebol mineiro alcançaram até o momento na temporada é compatível ao que Messi conseguiu em 2018. Com Ricardo Oliveira sem sombra no Atlético, o Cruzeiro tendo meias como artilheiros e o América improvisando, só 49 bolas nas redes saíram dos pés e cabeças dos camisas 9.

O argentino, que na terça-feira foi reserva do Barcelona diante da Internazionale, da Itália, pela Liga dos Campeões, soma 43 gols em 2018. Ricardo Oliveira, em seu pior momento na temporada, pois foi vaiado pela primeira vez no último sábado, na derrota de 1 a 0 para o Grêmio, ainda é o máximo goleador de Minas no ano, com 20 gols.

Os outros 29 são divididos entre o quarteto do Cruzeiro, que tem para a função de centroavante Fred, Barcos, Raniel e Sassá, e Rafael Moura, do América.

Apesar de ser o único homem de área do grupo, He-Man ficou no banco de reservas americano várias vezes, pois o técnico Adilson Batista tem preferido improvisar o ponta Luan como centroavante.

De qualquer forma, Rafael Moura tem seis gols na Série A, e oito no total. Na lista, é o terceiro, superando três cruzeirenses. Atrás do Pastor nos números gerais está Raniel.

Antes cotado para ser titular de Mano Menezes, ele não balança a rede desde a vitória de 2 a 1 sobre o Santos, em 23 de setembro, pelo Brasileirão. Naquele jogo, Sassá também marcou, mas perdeu a linha três dias depois ao agredir Mayke, do Palmeiras, nas semifinais da Copa do Brasil, e levou uma suspensão de oito jogos.

Ainda na Toca II, Barcos poderia ter números melhores se não ficasse tanto no “quase”. Até na final da Copa do Brasil, quando fez a jogada do gol de Robinho na Arena Corinthians, o argentino acertou a trave.

Máximo artilheiro dos pontos corridos, Fred chegou a 140 gols na Série A com o tento diante do Paraná, há duas rodadas. É o pior ano da sua carreira, por causa de uma lesão no joelho direito que o tirou dos gramados por sete meses.

Em 2017, no Atlético, Fred terminou o ano com 30 gols. Agora são dois em 12 jogos pelo Cruzeiro.

Quem ainda está zerado na lista é o reforço do Atlético Denilson. Contratado junto ao Granada, da Espanha, após empréstimo ao Vitória, o camisa 95 é um símbolo da passagem fracassada de Alexandre Gallo pelo clube.

Reserva de Ricardo Oliveira, tem apenas sete jogos pelo Atlético, e não passou nem perto de marcar. E o jogador de 23 anos tem mais quatro anos e meio de contrato pela frente.

Esperança nos ‘9’ na 33ª rodada
Alexandre SimõesDo Hoje em Dia
 
A 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, que começa a ser disputada neste sábado, será decisiva para os três clubes mineiros nas suas respectivas brigas nesta reta final da competição.

E será fundamental para eles contar com gols dos seus centroavantes, sendo que no caso dos atleticanos e cruzeirenses será necessário quebrar jejuns.

O único centroavante mineiro a balançar a rede na última rodada do Brasileirão foi Rafael Moura, do América, que fez de pênalti o gol do seu time na derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Independência.

Neste confronto, a dupla Arrascaeta e Thiago Neves, que são os artilheiros do time de Mano Menezes na temporada, com 15 gols cada, marcou para a Raposa, aumentando ainda mais a distância deles para os quatro centroavantes do grupo, sendo Raniel, com nove, o mais próximo dos dois meias.

América e Cruzeiro jogam pela 33ª rodada neste sábado. Às 17h, o Coelho encara o lanterna Paraná, no Independência. Logo depois, às 19h, a Raposa joga contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba.
 
JEJUM
No Atlético, a esperança de vitória sobre o líder Palmeiras passa muito pela quebra do jejum do centroavante Ricardo Oliveira, que já soma quatro partidas sem balançar a rede adversária.

Nos últimos cinco jogos, o Galo marcou apenas uma vez, com Cazares, na derrota por 2 a 1 para o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por