Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
É bastante comum ouvirmos nas rádios ou lermos nos jornais nomes de atletas de futebol, ou melhor, apelidos... Esquisitos.
Existe cada um mais estranho e exótico do que o outro. Vai de nome de bicho, raça de cachorro, objeto, bebida, cidade, instrumento musical, verdura, entre outros. Às vezes, chega a ser engraçado.
O mais curioso é que alguns atletas preferem que o chamem pelo apelido em vez de chamá-los pelo próprio nome. Pois entendem que são mais conhecidos pelos vulgos. É o caso do volante Washington, ou melhor, Budoguinho.
- Prefiro que me chamem pelo apelido, pois sou mais conhecido assim, tanto no futebol como em outros setores – afirma o jogador.
Os torcedores que acompanham o futebol de Montes Claros conhecem os jogadores principalmente pelos seus apelidos. Mas quando se fala dos verdadeiros nomes, são raríssimos os que os conhecem.
O torcedor Anderson Mendes, por exemplo, diz que jamais imaginaria que o jogador Zarão chama-se Luis Cláudio. Assim como Anderson, muitos outros torcedores não sabem como são, na verdade, os nomes de vários atletas de Moc. Vocês torcedores e leitores já pararam para pensar?
Não se assustem se algum dia vocês ouvirem ou lerem por aí a escalação de alguns times de Moc, com esses nomes curiosos como, por exemplo: Cuíca, Saruê, Loroto, Lagartixa, Piruca, Budoguinho, Cói, Zulu, Pídia, Preguinho e Lola. Ou a formação com Cariru, Chula, Forró, Brecha, Zarão, Budogão, Caçarema, Zói, Lourão, Zolinha e Nenê. Ou até mesmo Bolota, Gaguinho, Chapa, Loirinho, Mirabela, Spock, Estopa, Cebolinha, Porquinho, Piriquitinho e Cafezinho.
Até mesmo no futebol profissional existem muitos atletas com apelidos exóticos. Vocês sabiam que os maiores jogadores do Brasil de todos os tempos ficaram conhecidos internacionalmente pelos seus apelidos? E vocês sabem quem são eles? Se eu disser os seus verdadeiros nomes, talvez, alguns descubram, outros não. Mas se eu disser o apelido de cada um, com certeza, todos saberão.
Vocês conhecem Edson, Manoel e Arthur? Não? E se eu disser Pelé, Garrincha e Zico, conhecem agora?
Pois é, às vezes, o apelido dá mais sorte e status do que o próprio nome.