Após um mês e meio de inscrições terá início na próxima segunda-feira o Projeto Viva Vôlei, uma iniciativa da Confederação brasileira de vôlei, em parceira com a prefeitura de Montes Claros, através da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.
De acordo com uma das organizadoras do projeto, Maria Cecília Tupinambá, o projeto vai beneficiar mais de 570 crianças. A coordenadora avisa que em cada núcleo terá quatro turmas com 24 alunos, totalizando 96 pessoas por núcleo. Ela lembra também que em cada núcleo haverá um professor de Educação Física e três estagiários, que participaram de um curso de capacitação em Saquarema/RJ, no mês de novembro.
Inicialmente, serão implantados seis núcleos: Independência (Sest/Senat), Vila Oliveira (Unimontes), Eldorado (quadra do bairro), Alto da Boa Vista (quadra do bairro), Delfino Magalhães (quadra do bairro) e JK (quadra do bairro).
Maria Cecília Tupinambá explica que o objetivo do Projeto Viva Vôlei é a iniciação ao voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte.
- Ao contrário do que muitos pensam, o objetivo do Projeto Viva Vôlei não é revelar talentos para a modalidade – explica Maria Cecília.
O projeto foi iniciado em 1999 pela CBV - Confederação Brasileira de Voleibol, a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto Viva Vôlei para gerenciar o projeto.
O Viva Vôlei está presente em todas as regiões do Brasil. Atualmente, são mais de 80 centros em atividade, atendendo mais de 25 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando cerca de 350 empregos diretos e indiretos.
O Viva Vôlei tem o patrocínio da Palimontes, Funadem, ATCMC, Drogaria Minas Brasil, Fadenor e Consórcio Monvep.