Na última sexta-feira, 16 de outubro, foi comemorado três meses de implantação do Projeto Social de Natação “Raias do Futuro”, que tem promoção da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Prefeitura de Montes Claros. As atividades são em parceira com os Correios, patrocinador do projeto, que aplica, mensalmente, R$ 41,600, totalizando, ao longo de um ano, R$ 500 mil.
(foto: HEBERTH HALLEY)
Crianças do projeto Natação Social mostraram o
que aprenderam durante estes três meses.
Dentro das comemorações foi realizado no Montes Claros Tênis Clube (MCTC), apresentação da equipe de competição do projeto, com os quatros nados: crawl, peito, costas e borboleta, além de competição interna entre os alunos, que competiram com macarrões e pranchas.
Segundo a coordenadora administrativa, Maristela dos Reis Soares, participam atualmente do projeto, 500 crianças e adolescentes da rede pública municipal de ensino de Montes Claros. Alguns alunos fazem parte da equipe de competição, instruídos por 11 professores qualificados.
O coordenador geral do projeto, professor Ênio Pacífico, diz que são vários os objetivos, entre eles, montar uma equipe de competição e tentar revelar novos talentos na modalidade.
- Além de ensinar a prática da natação, podemos capacitar crianças a nível de competição. Tínhamos alunos que já sabiam os quatro nados e que estão se aperfeiçoando com a equipe. Recentemente, seis crianças do projeto se destacaram e tiveram um bom rendimento nas aulas e estão competindo, explicou Ênio Pacífico, que salientou ainda que o festival serve para mostrar o que as crianças já aprenderam nesses três meses.
- Alguns alunos nunca tinham entrado numa piscina e hoje sabem nadar. Isto que é gratificante – diz enfatiza Ênio Pacífico.
Estão previstas duas competições para o final do ano. A primeira acontecerá dia 07 de novembro. Trata-se do Festival interno de Crawn e, dia 21 de novembro, será realizada a Copa de Natação, que vai envolver academias de Curvelo, Sete Lagoas, Uberlândia e Janaúba, com a presença do presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.
Para o mês de fevereiro, a CBDA, prepara uma competição (intercâmbio) entre as cidades mineiras que adotaram o projeto da Natação, no caso Montes Claros x Barbacena.