A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo, seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografias) ou improvisados (livres). A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. E é nesse objetivo que a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer lança, oficialmente, na próxima sexta-feira, 23, às 19 horas, nas quadras do Morada do Parque, o projeto “Dança para Todos”. Haverá apresentações, shows e barraquinhas. De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Michelle Batista Silva, o objetivo principal é dar oportunidade para as pessoas aprenderem a dançar, em diversos estilos. Atividades semelhantes, entretanto, já acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 18 às 21 horas, no Morada do Parque. “Lá, são ensinados vários estilos como dança moderna (mais livre como jazz, balé e country), de salão (bolero, salsa, merengue, forró, tango e valsa) e capoeira”, afirmou Michelle Batista, explicando que dentro do projeto foi criado o grupo de dança representativo “Xó Dançar”. Os ensaios são realizados no Galpão da Igreja São Domingos, bairro Dona Gregória.
O grupo foi criado com intuito de realizar shows artísticos, além de representar o projeto e a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, em diversos eventos. As danças e apresentações, de acordo com cada evento. “Podemos dançar jazz, balé e country. Vai depender do objetivo da apresentação”, explicou a coordenadora.
O “Dança para Todos” também engloba várias outras atividades e projetos, como por exemplo, o “Idoso em Ação”, que ensinará os representantes da terceira idade a dançar. Estão previstas, ainda, aulas para adolescentes e mulheres asssitidas pela Casa de Passagem, mantida pela Prefeitura. Atualmente, 115 pessoas participam das atividades. Deste número, 80 são do projeto realizado no Morada do Parque, onde abrange moradores dos bairros Morada do Sol, Jardim Liberdade, Major Prates e até mesmo do São Judas.