Professores e estagiários participam do Viva Vôlei em Saquarema

Jornal O Norte
Publicado em 26/11/2009 às 11:15.Atualizado em 15/11/2021 às 07:18.

Trinta e cinco professores e estagiários da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer viajam na sexta-feira, dia 27 de novembro, para Saquarema, centro de treinamento da CBV – Confederação brasileira de vôlei, no estado do Rio de Janeiro, para um curso de capacitação do Projeto Viva Vôlei, nos dias 28 e 29 de novembro.



Segundo a coordenadora do projeto Viva Vôlei em Montes Claros, a professora Maria Cecília Tupinambá, o objetivo do curso é capacitar os professores e estagiários, para que assim possam estar aptos a ministrar as aulas de iniciação ao vôlei dentro do projeto Viva Vôlei em Montes Claros. Ainda de acordo com a coordenadora o projeto Viva vôlei será implantado em 2010, mas ainda não tem data definida.  



- Assim que for autorizado pela CBV, serão implantados seis núcleos do projeto Viva vôlei em Montes Claros. Já temos alguns locais pré-determinados, mas vamos analisar com calma – diz Maria Cecília Tupinambá. 



A hospedagem e alimentação da viagem serão custeadas pela CBV e transporte pela prefeitura de Montes Claros. 



O Viva vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte. O projeto foi iniciado em 1999 pela CBV a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto Viva vôlei para gerenciar o projeto.



O projeto Viva vôlei tem a chancela e o apoio institucional da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Através desta parceria, os professores do Viva vôlei são capacitados para desenvolver nos alunos uma cultura de paz, baseada na inclusão do outro, através da cooperação, da socialização, do diálogo, do respeito e da criação de um espaço saudável de convivência.



O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o Viva vôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente.



O projeto VivaVôlei instituiu, para educar e socializar e para a aprendizagem do voleibol, o “mini-vôlei” como um método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de crianças de 07 a 14 anos, adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Através de sua força atrativa e complexidade psicomotora, esta atividade auxilia no ensino esportivo, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional da criança, dentro de princípios de estímulo ao espírito de cooperação e a competições não-agonísticas.



O Viva vôlei está presente em todas as regiões do Brasil. Atualmente, são mais de 80 Centros em atividade, atendendo à cerca de vinte e cinco mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando cerca de trezentos e cinqüenta empregos diretos e indiretos. As escolas atendidas apresentam, como diferencial, o fato de serem as únicas devidamente aparelhadas para o ensino do mini-vôlei ao público infantil no Brasil.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por