Peneirada do Funorte atrai jovens de toda região: Mais de 200 candidatos concorreram a uma vaga na equipe montes-clarense

Jornal O Norte
23/02/2011 às 12:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:22

Mais de 200 jovens com idades de 15 a 18 anos, que sonham em tornar jogadores de futebol, estiveram na manhã de terça-feira, 22, no centro de treinamento do Funorte para a tradicional peneirada. Além de Montes Claros, os meninos vieram de várias cidades da região, como Januária, Espinosa, São Francisco, Mirabela, Lontra, Japonvar, Salinas e Francisco Sá para participar da seletiva com os treinadores Erivelto Martins, Borges e Cuíca.

Heberth Halley





Jovens de várias cidades participaram da peneirada

- Nesta primeira etapa, são apenas 20 minutos de testes. Selecionamos alguns que a já gente entende que têm mais qualidade e são pré-aprovados para uma avaliação mais rigorosa, mas com jogadores com mais qualidade. Já os outros serão avaliados novamente no peneirão de quinta-feira. E os demais são reprovados – explica o treinador Borges.

Para Erivelto Martins, alguns pontos são importantes para se avaliar numa peneirada.

- O primeiro ponto que observamos é se o atleta tem qualidade com a bola nos pés, principalmente, o passe, um dos fundamentos primordiais no futebol. Depois, a gente avalia a característica do jogador. Se ele é mais marcador, mais técnico, mais ofensivo, mais defensivo e no que ele pode ser melhorado – explica Erivelto Martins.

O técnico Borges completou que o atleta é avaliado também de acordo com a posição.

- Se é um zagueiro e goleiro, observamos a estatura, que influencia muito. Já um jogador de meio-campo, observamos a qualidade de passe, inteligência e visão de jogo. Já um atacante, analisamos a velocidade, movimentação, finalização e inteligência para jogar futebol – completa Borges.

O treinador Erivelto Martins ressaltou ainda que as peneiradas são injustas pelo pouco tempo que tem para se avaliar um atleta, e compara isso como um garimpo.

- Nós, treinadores, temos o papel de conseguir escolher um atleta que possa virar um craque de futebol e isso muito difícil. É como se fosse um garimpo. Difícil encontrar um ouro. O trabalho é longo e árduo – diz.




PRÉ-APROVADO

No meio de mais de 200 jovens, o jovem Lucas Galiza de Oliveira, de 15 anos, foi pré-aprovado na peneirada. O meio-campista veio especialmente de Januária para tentar o sonho de ser jogador de futebol. Ele diz que, quando ficou sabendo do teste, começou a treinar mais forte ainda com o preparador físico, Sheu, da equipe Pescando Cidadão, e que agora vai se preparar ainda mais para fazer parte do Funorte Esporte Clube.




MAIS PENEIRA

Nesta quinta-feira, dia 24, às 13h30, será realizado no centro de treinamento da Funorte outra peneirada com atletas nascidos nos anos de 1992 a 1995. As inscrições podem ser feitas no dia com Lucas Samuel. Os interessados devem levar material esportivo e atestado médico comprovando estarem aptos para praticar atividade física. 


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por