Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

PELC leva qualidade de vida para moradores da Vila Siom e Alto da Boa Vista

Jornal O Norte
Publicado em 15/04/2010 às 16:47.Atualizado em 15/11/2021 às 06:26.

Ana Karienina


Repórter



As comunidades dos bairros Vila Siom, Alto da Boa Vista e Santo Antônio  não podem reclamar das opção de lazer e  de atividades esportivas. A Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, através do projeto de extensão PELC - Programa  esporte e lazer da cidade, promove ali atividades diversificadas e com acompanhamento de profissionais  qualificados. Além de proporcionar a oportunidade de realizar atividades físicas e melhorar a qualidade de vida, o projeto tem por objetivo promover a integração nas comunidades.



Na Vila Siom, as atividades acontecem na escola estadual Salvador Filpi, durante toda a semana. As aulas de futebol de salão acontecem sempre às terças e quintas feiras, enquanto às segundas, quartas e sextas, adolescentes e adultos podem praticar vôlei nas quadras da escola. O horário é sempre de 17h30 às 20h30.



Já no Alto da Boa Vista, o PELC conta com um sub-núcleo na escola municipal Sebastião Mendes. No local, a população pode fazer aulas de artesanato, capoeira, caminhadas orientadas e aulas de dança de salão. Uma vez por mês as caminhadas orientadas promovem um café coletivo para integrar ainda mais os participantes.



Crianças e adolescentes também são alvos do programa e para eles o PELC oferece, no Santo Antônio, aulas de futebol de salão e de campo. As atividades acontecem na Praça e na quadra central do bairro



Segundo a coordenadora do PELC Vila Siom/Alto da Boa Vista, Cláudia de Brito, o programa vai oferecer, ainda neste primeiro semestre, outras modalidades esportivas como handball e  peteca. Ela enfatiza que as atividades são importantes ,não só como opção de lazer para a população,mas são fundamentais enquanto ferramenta para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dos dois bairros.



- Através do projeto, buscamos modificar a realidade da comunidade e nos preocupamos em não apenas oferecer lazer, mas em conscientizá-las da importância da atividade física para uma vida mais saudável. Além disso, o projeto é uma forma usarmos os nossos conhecimentos em benefício da sociedade - garante ela.



null


Grupo da Caminhada orientada promove café comunitário.



Os participantes também acreditam nos benefícios do projeto. Para eles, o PELC  é uma excelente oportunidade de as pessoas se conheceram, de construírem novas amizades e, sobretudo, é uma opção de lazer de qualidade. Eles unânimes ao afirmares que as atividades desenvolvidas pelo programa levam a população a ocupar os espaços públicos que antes ficam ociosos ou eram mal utilizados.



- O PELC, para nós, é sinônimo de integração. Ele aproximou as pessoas , difundiu o diálogo e vez mais, ocupou a praça  do nosso bairro, que deixou de ser área de risco e passou a ser área de lazer - afirma Maísa Cássia, 51 anos, moradora do Santo Antônio (sub-núcleo Alto da Boa Vista)



Já para Ruthi Soares, 39 anos, também moradora do Santo Antônio, o projeto trouxe mais qualidade de vida para a população:



- O projeto melhorou a qualidade de vida ao promover a saúde, principalmente a dos idosos, com a prática da ginástica. As atividades levaram, inclusive, à diminuição da procura pelo PSF- Programa de saúde da família.



Mateus Guilherme, de 12 anos, concorda com as duas moradoras  e acrescenta:



- É bom ver a praça movimentada, cheia de pessoas amigas, garante ele.



Para participar do projeto é preciso se inscrever em um dos núcleos. Após a inscrição é realizada uma seleção e logo após já é possível  participar das ações.  Os interessados podem realizar mais de uma atividade, desde que façam a inscrição. Mas atenção, porque durante as atividades é preciso, sempre, estar uniformizado com a camisa do projeto. A camisa é entregue no ato da inscrição.



Atualmente, participam do PELC Vila Siom/Alto da Boa Vista cerca de300 pessoas distribuídas no núcleo central e no sub-núcleo. O sub-núcleo comporta os bairros Alto da Boa Vista e Santo Antônio.



O grupo do PELC Vila Siom – sub-núcleo Alto da Boa Vista/Santo Antônio é composto pela coordenadora Cláudia  de Brito, pelo professor da FUNORTE Rogério Santana e pelos agentes Bráulio Magno, Jocimar Marques, Jharine França, Sammuel Profeta e João Eudes.



No próximo dia 18.04(domingo) o PELC Vila Siom - sub-núcleo Alto da Boa Vista/Santo Antônio realiza na escola municipal Sebastião Mendes uma mostra de capoeira. A apresentação acontece de 08h às 12h.



Mais informações: 38.9136 9337 (Cláudia) ou 38.3229 3411 (Escola municipal Sebastião Mendes)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por