Pelada solidária arrecada alimentos

Para participar do grupo, é preciso fazer a doação

Carlos Castro Jr.
11/12/2018 às 09:21.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:30
 (DIVULGAÇÃO)

(DIVULGAÇÃO)

Não há dúvidas quanto ao bem que o esporte causa na vida das pessoas. Seja físico ou mental, os benefícios ultrapassam as regras do jogo. E fica melhor ainda quando uma das normas para participar engloba a solidariedade.

Assim, um grupo de peladeiros de Bocaiuva que se reúne há seis anos para bater uma bolinha decidiu arrecadar alimentos não perecíveis durante os encontros que acontecem semanalmente.

O jovem médico de 26 anos Ramon Apolinário, um dos idealizadores da ação, conta que o quilo de alimento sai mais em conta que o valor pago anteriormente e que todos do grupo apoiaram prontamente a ideia.

“Nos pagávamos R$ 5 para jogar por duas horas. Então surgiu essa ideia, de jogar em um local em que não fosse preciso pagar e de trocar esse dinheiro por alimentos. A gente sempre arrecadou, mas agora será item obrigatório”, afirmou Ramon.

O local escolhido foi a Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, no bairro Nossa Senhora de Fátima. O projeto foi imediatamente abraçado pela diretoria da instituição de ensino.

“Aqui não temos muitas opções de locais para jogar. Então, conseguimos com a diretora e, em contrapartida, em vez de pagar para jogar em um clube, por exemplo, vamos arrecadar alimentos para doar para famílias carentes da nossa região”, afirmou Ramon.

Atualmente, a pelada conta com cerca de 40 participantes ativos. E, em média, 20 marcam presença todos os fins de semana. No primeiro encontro com a nova regra, no último sábado, foram arrecadados 30 quilos de alimentos. “Teve gente que levou 3 quilos, outros 5 quilos. Basta levar um (quilo), mas fica a critério”.
 
BENEFICIADOS
A escolha das famílias que receberão os donativos é realizada juntamente com a ajuda de assistentes sociais que conhecem de perto as demandas locais.

Ramon acredita que o número de participantes deve até aumentar na medida em que as pessoas conhecerem o projeto.

“Foi muito bom. A cidade como um todo gostou bastante. Recebemos inúmeras mensagens de pessoas elogiando e também se colocando à disposição para participar”, finaliza.

Quem quiser ajudar com as doações, jogando ou não, basta entrar em contato pelo Facebook de Ramon Apolinário ou levando os alimentos das 16h às 18h, na escola onde acontecem os encontros.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por