O próximo sábado é Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e à Exploração Infantil Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Januária, será realizada a primeira pedalada de conscientização sobre o tema.

A expectativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social é a de que 250 pessoas participem do evento. As 200 primeiras receberão kit com viseira e squeeze. Não há taxa.

Segundo a secretaria, passeatas e outras ações marcaram a data em anos anteriores. Desta vez, a ideia foi chamar a atenção para o assunto por meio da pedalada.

O intuito é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar do evento e a denunciar os casos. O lema da campanha em 2019 é “Esquecer é permitir, lembrar é combater”.

Levantamento do boletim epidemiológico de 2018 do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2017, mostrou que o Brasil teve aumento de 83% no número de casos gerais de violências sexuais contra crianças e adolescentes.

Em território nacional, 95% dos casos desse tipo de violência são cometidos por pessoas próximas às vítimas e até mesmo parentes. A violência sexual é explicada como a violação dos direitos sexuais. É abusar ou explorar o corpo e a sexualidade dos menores.

O evento terá início às 7h, com concentração no pátio da Rodoviária de Januária, à rua Conego Ramiro Leite, perto do cemitério. A rota inclui o Centro e a praça Tiradentes.

A iniciativa terá o apoio do Conselho Tutelar, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e de outros projetos.

Mais informações pelo telefone (38) 3621-5824 ou no site www.januaria.mg.gov.br.

Estagiário sob supervisão do editor*