
Cerca de 200 pessoas estão confirmadas para a edição 2018 do “Pedal da Saúde”, que acontece neste sábado. O evento faz parte da programação do Novembro Azul, mês de campanha de conscientização do tratamento e prevenção ao câncer de próstata.
Serão 50 quilômetros de trilhas em direção à comunidade de Buriti do Campo Santo, na zona rural de Montes Claros, com percurso inclusive em áreas de preservação para reforçar o apelo ambiental.
A saída será da portaria do Parque Sagarana (avenida Pedro Álvares Cabral, bairro Ibituruna), com concentração e café da manhã para os inscritos a partir das 7h. A ação coletiva é organizada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Já na comunidade, em ação organizada pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante, um grupo formado por 30 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física – inclusive de ligas acadêmicas – fará o atendimento dos moradores, a partir das 8h30.
ATENDIMENTOS
Toda ação será gratuita. O público terá acesso a testes do PSA (específico para avaliação da próstata), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos de câncer bucal e de pele, além de orientações sobre doenças cardiovasculares e o diabetes, tanto para adultos como para crianças. Os trabalhos se estenderão até as 12h30, na praça da comunidade, em frente à igrejinha.
O Novembro Azul organizado pela Unimontes teve início em 1º de novembro, com o atendimento de 2.020 pessoas, num trabalho coletivo de acadêmicos, professores e voluntários de diversos segmentos em praça no centro de Montes Claros.
Em 29 de novembro, a partir das 14h, a Ação em Saúde será reeditada também na Escola Estadual Simeão Ribeiro, no bairro Santa Rita. Informações pelo telefone (38) 3229-8164.
