As III Paraolimpíadas de Montes Claros – Atletas do Século XXI, realizada na tarde da última segunda-feira, dia 06, no Sesc, foi marcada pela competição e socialização entre pessoas com deficiência.
A competição teve a participação de escolas e entidades que prestam assistência a deficientes em Montes Claros como Ademoc, Associação de deficientes especiais de Montes Claros, Adevimontes – Associação de pessoas com deficiência visual, Asmoc – Associação dos surdos e pessoas com deficiência mental, comunidade, escolas regulares inclusivas e escolas especiais, como Centro Pedagógico Capelo Gaivota, Apae – Associação de pais de amigos excepcionais, Fundação Vovó Clarice e Escola de Educação Especial Abdias Dias de Souza.
CAMPEÕES
No cabo de guerra mista, o título ficou com a Apae. Em segundo, a Escola Abdias de Souza. No futsal maior de 15 anos, o campeão foi a Escola Vovó Clarice e o vice a Apae. No futsal menor de 15 anos, o troféu de campeão foi para o Centro Pedagógico Capelo Gaivota, e, em segundo, ficou Apae.
Na queimada mista, o campeão foi a Apae e em segundo ficou a Escola Vovó Clarice. Na bocha menor de 15 anos, Filipe da Escola Vovó Clarice foi o campeão em segundo ficou Mateus do Centro Pedagógico Capelo Gaivota. Na bocha maior de 15 anos, o campeão foi Elias da Apae em segundo Tainá também da Apae.
Na dama para deficientes mentais, o campeão foi Manoel do Centro Pedagógico Capelo Gaivota o vice-campeão foi Waldemir da Apae. Na dama deficiente físico, o campeão foi Alexandre da Ademoc. No dominó, o título ficou com Manoel do Centro Pedagógico Capelo Gaivota e em segundo Washington da Escola Vovó Clarice. Na natação para deficientes visuais, os campeões foram: Argemiro, Claudiomiro e Luis da Adevimontes.
Os jogos tiveram ainda como objetivo ampliar as alternativas de esporte e lazer para pessoas com deficiência em Montes Claros.