Samuel Nunes
Repórter
Com as baixas temperaturas registradas na cidade nos últimos dias, principalmente de madrugada, o número de doadores que tem comparecido no Hemominas tem sido baixo. De acordo com Gislaine Andrade Lopes, responsável pelo setor de captação e cadastro do Hemominas na cidade, segundo estatísticas realizadas o órgão registrou uma redução de pelo menos 30% nas doações, o que já compromete o estoque. Porém, ela afirma que mesmo com a queda, pelo menos por enquanto os pacientes não deixaram de ser atendidos.
- Os meses de maio, junho, julho são historicamente a época do ano onde o número de doadores diminui, mas os pacientes dos hospitais podem ficar tranqüilos, pois, esta diminuição não irá provocar transtornos.
MOTIVO
Gislaine afirma que nesta época do ano devido o frio inúmeras pessoas contraem doenças respiratórias como, por exemplo, gripe e resfriados influenciando para o baixo comparecimento de doadores. Destaca as palestras que têm sido realizadas em igrejas com grupos de jovens e adultos e ainda em escolas de 1° e 2° graus onde o trabalho de conscientização com os estudantes também se intensifica. – Recentemente realizamos palestras na escola estadual Maria de Lurdes Pinheiro, onde a receptividade da classe estudantil desde educandário foi altamente positiva – ressalta.
REQUISITOS
Para ser doador, a pessoa deve ter mais de 18 e menos de 60 anos; o peso deve ser superior a 50 kg; Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando e já terem se passado pelo menos três meses de parto ou aborto. Se você não teve Hepatite após os 10 anos de idade; não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas; não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; não sofrer de Epilepsia; não tem ou teve Sífilis; não é diabético; não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; se estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; se dormiu pelo menos 6 horas nas 24hs que antecedem a doação; se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como: não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses, usar drogas injetáveis. Em Montes Claros o endereço do Hemominas é Rua Urbino Viana 640, Vila Guilhermina. O telefone para quem desejar obter mais informações é (38)3212-6777.
