Heberth Halley
Repórter
O carateca Antônio Marcos Santos, o Marquinhos, de 38 anos, que já conquistou inúmeros títulos como atleta como: hexacampeão sul americano, tricampeão pan-americano, decacampeão brasileiro e 16 vezes campeão mineiro, e que recentemente se tornou mestre, foi convidado para ser o novo treinador da seleção mineira juvenil e júnior na modalidade de kumitê.
(foto: XU MEDEIROS)
Marquinhos assume a seleção mineira
de karatê júnior e juvenil
O presidente da FMK – Federação mineira de karatê, João Carlos de Gôdoi, convidou o atleta para ser treinador da seleção mineira na categoria adulto, mas o carateca diz que se pudesse exercer as duas funções ele o faria, mas o presidente da FMK colocou como treinador do júnior e juvenil.
Marquinhos assumiu o lugar do professor Milton Francisco Coelho, de Uberlândia, que será o novo treinador da seleção brasileira de karatê. O crateca de Janaúba e que há vários anos reside em Montes Claros, atualmente defende as cores do Funorte Esporte Clube e que tem o apoio da Motosmar, conta que por três vezes foi convidado pelo professor Milton Francisco para ser o auxiliar técnico da seleção mineira adulta, mas sempre dizia que ainda queria competir.
O karateca/treinador conta que há vários anos tem dedicado à vida de atleta e de professor de karatê. A primeira experiência foi quando ainda era faixa marron e que sempre que o professor Vicente faltava, ele que ministrava a aula, e logo que conseguiu a faixa preta, sentiu a necessidade de colocar uma academia para ensinar karatê aos garotos. Marquinhos afirma que ficou surpreso pelo convite.
- Fiquei surpreso, mas muito feliz por essa oportunidade. Creio que sou o primeiro atleta em atividade a assumir a função de técnico da seleção mineira. Nunca imaginei que pudesse chegar a ser campeão de vários torneios, inclusive, internacional e agora ser treinador da seleção mineira de karatê – diz Marquinhos.
Marquinhos salienta que haverá uma reunião com a nova comissão técnica e o presidente da FMK para tratar de assuntos relacionados à sua nova função. O novo treinador da seleção mineira diz que logo depois da reunião vai convocar os atletas mineiros para o campeonato mineiro entre 15 a 17 de agosto, no Rio de Janeiro.
- Eles conversaram comigo e querem que o mesmo sucesso que eu tive como atleta que eu passe isso para os novos caratecas – conta Marquinhos.
