North Esporte Clube recebe Título Declaratório de Utilidade Pública
A ação possibilitará ao clube obter financiamento para ampliar suas operações e reforçar o impacto social no desenvolvimento de jovens talentos esportivos

A Câmara Municipal de Montes Claros aprovou, na última terça-feira (11), o Projeto de Lei 14/2025, que concede o Título Declaratório de Utilidade Pública à Associação North Esporte Clube. A medida permitirá que o clube receba recursos externos para expandir suas atividades e fortalecer o trabalho social voltado à formação de jovens atletas.
O autor do projeto, vereador PC Landim, destacou a importância do reconhecimento para o crescimento do clube e a realização de sonhos. “Cada um que sonha em ser jogador de futebol ou tem um sonho na vida, aprendam sobre o poder da ação. Meu amigo Victor Oliveira pegou um lugar que não tinha nada e transformou em um Centro de Treinamento, montou um time sem muitos incentivos, mas pagando o preço”, afirmou.
O presidente do North Esporte Clube, Victor Oliveira, celebrou a conquista e ressaltou a relevância do apoio público. “Nosso sonho é transformar vidas e formar atletas que possam levar o nome de Montes Claros e região pelo mundo. Mas isso só é possível oferecendo uma estrutura completa, com alimentação, escola, assistência médica e todo o suporte necessário”, destacou.
“O público sozinho e o privado sozinho, as coisas são mais difíceis de acontecer e quando juntam, essa validação do público com o privado nos capacita para buscar mais recursos. Hoje, o North, com mais de 300 crianças, poderá atender muito mais crianças’, explica o presidente.
“Hoje, a população sempre vê o time principal, o que está sempre em foco, que a mídia sempre está mostrando, mas por trás disso tem um projeto social, um desenvolvimento social regional muito grande. Hoje temos mais de 200 atletas em nossas escolinhas, atletas de 8 a 12 anos, temos também mais de 300 atletas na nossa categoria de base, de 13 a 20 anos, então a gente vem gerar esse esporte e essa possibilidade desses atletas aproveitarem. Se existisse no North um projeto como esse iniciado há alguns anos, poderíamos ter vários outros jogadores e poder mudar a vida de várias pessoas na sociedade”, completa o presidente.
Com apenas um ano de existência, a associação já atende 350 jovens entre 12 e 18 anos, oferecendo suporte educacional, esportivo e social, incluindo moradia para 70 adolescentes. Até então, todas as atividades eram mantidas com recursos próprios.
A sessão contou com a presença de membros da diretoria, equipe técnica e atletas do North Esporte Clube, além de familiares, como o montes-clarense Fernando Carlos Lopes do Veiga, que acompanhou a votação ao lado do filho. “Fiz questão de acompanhar a votação desse projeto tão importante para as famílias de Montes Claros e toda a região. Eu não pude ser jogador e hoje realizo o sonho com meu filho, que conseguiu essa oportunidade graças a esse projeto do North, que nos atende com muito carinho e com uma estrutura ótima e digna para o treinamento desses jovens, que são o futuro da gente”, afirmou emocionado.
Edenilson Durães, presidente do Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável que esteve presente na sessão explica que esse reconhecimento da Câmara é extremamente importante para valorizar o trabalho, dar credibilidade e visibilidade “É uma mola propulsora a mais para o trabalho que tem sido desenvolvido de apoio às organizações da Sociedade Civil aqui de Montes Claros. O objetivo maior da nossa entidade é dar apoio às outras organizações, visibilidade e executar trabalhos de apoio para potencializar e alcançar melhores resultados”, diz.