Kamilla Soares, ou Cardosa, como é conhecida nos Estados Unidos, começou muito nova no basquete. Jogou pelo MCTC, em Montes Claros. Em 2015, foi campeã brasileira dos Jogos da Juventude, campeã mineira Sub-15 e campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Também eleita a melhor jogadora de basquete do estado naquele ano.
Em 2016, a jovem foi para os Estados Unidos onde passou a atuar no basquete norte-americano. Aos 15 anos, já estudava e morava na Flórida e, ao que tudo indica, vai trilhando o caminho do sucesso.
Há dois anos Kamilla atua como central pela equipe do Hamilton Heights Christian Academy, da cidade de Chattanooga, no Tennessee. O basquete da norte-mineira tem agradado aos norte-americanos, já que a atleta foi convidada para participar da NBA’s Academies Women’s Program, realizada na Cidade do México, mas que prepara os jovens talentos para jogar na NBA no futuro.
A clínica é ministrada apenas aos atletas que têm real potencial para competir na Liga Nacional de Basquete dos Estados Unidos.
A atleta, de 1,98 m, concedeu entrevista ao jornalista Christiano Jilvan, do blog De Veneta, para falar como está se sentindo em meio a essa novidade.
LIGA
“O programa faz parte de um intercâmbio dos norte-americanos com as federações do Caribe, México, América Central e América do Sul. Estou feliz que tenha sido escolhida”, disse Kamilla Cardosa Soares.
Outras duas atletas do Hamilton Heights também foram convocadas para a clínica. No total, a delegação é formada por 15 garotas da liga escolar dos Estados Unidos.