Logotipo O Norte
Terça-Feira,16 de Setembro

No Octógono

Sergipano, talento do MMA montesclarense, tem apoio da Funorte

Jornal O Norte
Publicado em 11/04/2015 às 01:11.Atualizado em 15/11/2021 às 16:33.

Sergipano, talento do MMA montesclarense, tem apoio da Funorte










Sergipano diz que o maior desafio é a falta de patrocínio
 


Cid Bruno

- Repórter

Aos 25 anos de idade, André Muniz “Sergipano” é talvez o maior destaque atual do esporte norte mineiro. O montesclarense pratica artes marciais desde 2003, quando iniciou no jiu-jitsu, e hoje ocupa o primeiro lugar do ranking de pesos médios nacional do MMA. Categoria a qual ingressou em 2009, quando realizou sua primeira luta profissional.

Apesar de ser natural de Montes Claros, Sergipano explica, em entrevista ao blog Veneta, do jornalista Christiano Jilvan, a origem do apelido, que não tem relação direta com o estado brasileiro. “Não há nenhuma ligação... Sou daqui e meus pais também são. Entrei muito novo na academia e os novatos sempre recebem um apelido. Não tenho um sotaque de lá, mas desconfio que o pessoal veio com essa onda por causa do tamanho da minha cabeça (risos). Acho que é proporcional porque tenho quase 1,90 metro, mas quando eu era novo a cabeça era desproporcional (risos). Mas não acha ruim não... Hoje, eu tenho a torcida dos conterrâneos mineiros e dos sergipanos”, disse.

Apoiado pelas Faculdades Funorte, onde cursa Educação Física, Sergipano diz que o seu maior rival não está dentro do octógono. “A falta de patrocínio. É muito difícil batalhar todos os dias quase por conta própria, sem o incentivo do poder público e das empresas”, afirmou. Mas, mesmo com as dificuldades financeiras para participar de competições, André está em constante ascensão no cenário nacional, sendo hoje, talvez, o principal atleta do norte de Minas. Ele ainda visa mais crescimento com a bolsa de estudos que tem das Faculdades Funorte para seu aprimoramento. “É de grande ajuda esta parceria para meus estudos, tendo em vista que quero ser um profissional de Educação Física e viso sempre melhorar os conhecimentos e minhas habilidades como profissional de MMA e professor de jiu-jitsu”, contou.

Sergipano vê o saldo da temporada de 2014 como totalmente positivo. A carreira do atleta tem um cartel de 10 vitórias e três derrotas. “Todas elas (as vitórias) foram importantes, mas a defesa do meu cinturão no Bitetti Combat, em fevereiro de 2014, contra Paulão Filho, que já foi considerado um dos melhores atletas do mundo, campeão do Pride Japão, até hoje foi a mais especial”, disse o lutador.

Ainda no de 2014, Sergipano realizou três lutas. E venceu as três. Poderiam ter sido mais, se não fossem as desistências de dois de seus adversários, o que retardou a retomada do primeiro lugar no ranking. “Voltei a ser o primeiro do ranking por causa de uma sequência de vitórias”, frisou. Foram quatro triunfos seguidos. A última delas contra Rafael Correia no card Face to Face #10, no dia 21 de fevereiro, em Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. “É importante (a volta ao topo), principalmente para a minha imagem. Ganho visibilidade como lutador, mostrando a força do MMA na nossa região para todo o Brasil”.

Sobre as competições internacionais, Sergipano diz que está focado neste objetivo e acredita que não tardará. “Estou sempre pensando na oportunidade de lutar um evento internacional, especialmente o UFC. Tenho em mente que é uma questão de tempo”, confidenciou.

Sendo atleta desde muito novo, André Sergipano acredita que o esporte é a saída para muitas adversidades da vida. “Vejo o esporte para a sociedade como uma opção de dar às crianças um futuro melhor, pois praticar qualquer atividade física, principalmente esportiva, é uma das formas de melhorar a vida de qualquer pessoa. O esporte te ensina sobre disciplina, caráter, compromisso e, acima de tudo, respeito. Eu sempre me preocupo em demonstrar para as crianças e jovens que o esporte e a educação são o caminho para se construir um futuro melhor”, ponderou o atleta.

O próximo desafio dentro do octógono de Sergipano será no Coliseu Xtreme Fight, em Alagoas, no dia 9 de maio, contra Zeca Predador. O duelo terá transmissão ao vivo do canal fechado Esporte Interativo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por