Na tarde desta sexta-feira, 6, foi realizado uma coletiva de imprensa no Ginásio Darcy Ribeiro, na Praça de Esportes de Montes Claros, com o objetivo de anunciar oficialmente a participação do time de handebol feminino da maior cidade do Norte de Minas no Campeonato Brasileiro e também na Copa do Brasil de 2015, competições onde será o único representante do estado.
Durante a coletiva o presidente da Federação Mineira de Handebol, Claúdio Humberto Dias, informou que está sendo estudada a vinda de duas atletas de alto nível da seleção cubana para reforçar o elenco nesta temporada. “Estamos vendo os possíveis nomes e as posições em que necessitamos de reforços. Vamos anunciar os nomes das atletas vindas do país caribenho, que é referência mundial no mundo esportivo”, afirmou.
Segundo o secretário municipal de Esportes, Andrey George Silva Souza, o projeto de um time de handebol feminino que represente Montes Claros vem sendo viabilizado ao longo da história do esporte na cidade, que se tornou uma potência na modalidade pelas conquistas que já obteve. “Neste ano Minas Gerais terá o time do Montes Claros no handebol feminino”, declarou Andrey, que disse ainda que está sendo estudada a possibilidade da cidade norte mineira receber a edição 2015 da Copa do Brasil.
O Campeonato Brasileiro inicia-se em abril, com 12 times disputando o título. A Copa do Brasil é um torneio que começa em maio, e contará com a participação de 40 equipes de todo o país. Ambos os campeonatos concedem, ao campeão e ao vice, o acesso à Liga Nacional de Handebol em 2016.
Segundo a técnica da equipe de handebol feminino de Montes Claros, Francis Almeida, o objetivo é que o time esteja entre os quatro finalistas das duas competições. “A nossa meta é estar, em 2016, na liga principal do país”, finalizou.
Para a armadora central do time do Montes Claros, Clarissa Veloso, representar o time do Norte de Minas na final do último campeonato mineiro foi uma experiência inesquecível. “Fizemos uma final emocionante contra o time da casa, o Juiz de Fora, e após estarmos perdendo por nove gols de diferença, viramos o placar a nosso favor, e fechamos a partida vencendo por 21 a 20”, lembrou a atleta.