Montes Claros tenta hoje quebrar invencibilidade da Cimed

Jornal O Norte
Publicado em 14/01/2010 às 09:31.Atualizado em 15/11/2021 às 06:16.

O ginásio Tancredo Neves deverá se transformar, mais uma vez, no caldeirão do Montes Claros/Funadem (MG) nesta quinta-feira,  14. Com apenas uma derrota na Superliga Masculina de vôlei 09/10, a equipe mineira enfrentará a Cimed/Malwee (SC), líder invicta. O confronto começará às 19h e será válido pela 11ª rodada do turno.



O Montes Claros/Funadem espera contar com o apoio da torcida, que garante ao time a maior média de público da competição até o momento: 5.326 pessoas por jogo. Esta será a sexta partida da equipe dirigida pelo campeão olímpico Talmo de Oliveira diante de seus torcedores.



O time de Moc é recém-formado e disputa pela primeira vez a Superliga. E, já na temporada de estréia, surpreendeu antes mesmo de estrear na competição, ao ser campeão mineiro, derrotando o tradicional Vivo/Minas e o Sada/Cruzeiro.



Na Superliga, depois de ser derrotada na primeira partida para o Sesi/SP, a equipe mineira acumula sete vitórias consecutivas diante do Pinheiros/Sky (SP), Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS), Brasil Vôlei Clube (SP), Funvic/Uptime/Cuiabá (MT), Upis/Brasília (DF), Volta Redonda (RJ) e Álvares/Vitória (ES).



LORENA PARA O MUNDO



Uma das forças do Montes Claros/Funadem na Superliga é o saque. A equipe é a segunda colocada neste fundamento, com 7,28% de eficiência. E o melhor sacador da Superliga até o momento também é do time mineiro: o oposto Lorena, com 17,89% de aproveitamento.



Depois de quatro temporadas no voleibol francês e uma no italiano, Lorena foi repatriado e é o destaque da equipe neste início de Superliga. Além de liderar o ranking de saque é o quinto maior pontuador da competição, com 137 pontos - 106 de ataque, nove de bloqueio e 22 de saque.



No exterior, Fabrício Dias era chamado pelo sobrenome e não pelo apelido que ganhou no Brasil ao começar a carreira no Banespa (SP). Feliz pela volta, confessa que estava com saudade de ser chamado de Lorena. Para o atacante, a força do time de Montes Claros está no conjunto:



”Temos condições de brigar pelo título e vamos em busca disso. Montamos um grupo que quase ninguém acreditava que daria certo e esta aí, estamos bem. É um time com potencial enorme e muito unido. Este é o mais unido pelo qual já joguei aqui no Brasil”, destaca Lorena, que além do Banespa, defendeu a Ulbra (RS), Palmeiras (SP) e Santo André (SP).



Lorena convoca a torcida para lotar o ginásio Tancredo Neves e acredita que não será fácil quebrar a invencibilidade da Cimed/Malwee. “O público é nosso sétimo jogador em quadra. Eles fazem muito barulho e uma pressão enorme sobre o adversário. Desta vez não será diferente, mas temos um rival de respeito. Já enfrentamos a Cimed num torneio realizado em Minas no início da temporada e vencemos por 3 sets a 1, mas aquela partida não é parâmetro porque o time deles não estava com o mesmo entrosamento e os jogadores estavam retornando da seleção brasileira. A realidade agora é totalmente diferente”, analisa Lorena.



Lorena destaca que o saque é um fundamento essencial para a vitória no voleibol moderno. Para o jogador, para vencer as equipes teoricamente favoritas ao título, o saque precisa ser muito bem realizado.



”Precisamos sacar muito bem para tirarmos a velocidade do jogo da Cimed. Os centrais são muito competentes e o Bruno imprime um jogo bem balanceado. Contra os favoritos somente o saque pode fazer a partida ficar equilibrada”, conta Lorena, que completou 31 anos na última terça-feira (12.01) e quer a vitória como presente. “Seria fantástico, uma grande comemoração”, encerra.



UM PAREDÃO DE RESPEITO



Mas a Cimed/Malwee pode estragar as pretensões de comemoração de Lorena. Atual campeã da Superliga, a equipe catarinense, dirigida por Marcos Pacheco, continua com força na luta por mais um título. Prova disso é que ainda não perdeu na competição, mesmo depois de já ter enfrentado times do primeiro escalão, como Sada/Cruzeiro, Vivo/Minas, Ulbra/São Caetano, Pinheiros/Sky e Sesi/SP.



O time catarinense mostra sua força nas estatísticas da competição. A equipe lidera o ranking do bloqueio, com 25,12% de aproveitamento, e o do ataque, com 38,94% de eficiência. No bloqueio o paredão da equipe tem nome e sobrenome: Lucas Saatkamp. O central é o líder do fundamento, com 31,58% de aproveitamento, e também se destaca nas estatísticas do saque, ocupando a quinta colocação, com 10,74%. O ponteiro Thiago Alves é outro destaque do time nas estatísticas. Thiago é o terceiro colocado no ataque, com 39,49% de eficiência.



SUPERLIGA MASCULINA -11ª RODADA DO TURNO – HOJE, QUINTA-FEIRA



Sesi/SP x Santo André, às 18h30, no ginásio do Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo.



Pinheiros/Sky x Ulbra/São Caetano, às 20h30, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo.



Lupo/Náutico/Let´s x Vôlei Futuro, às 20h, no ginásio Gigantão, em Araraquara (SP).



Fátima/Medquímica/UCS/SPFC x Sada/Cruzeiro, às 20h, no ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS).



Montes Claros/Funadem x Cimed/Malwee, às 19h, no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG).



Brasil Vôlei Clube x Soya/Blumenau/Furb/Barão, às 20h, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP).



Funvic/Uptime/Cuiabá x Volta Redonda, às 20h30, no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.



Upis/Brasília x Álvares/Vitória, às 20h, no ginásio Cruzeiro, em Brasília.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por