O Departamento Técnico da Federação Mineira de Handebol (FMH) enviou nota oficial comunicando que Montes Claros será a cidade-sede da fase final do Campeonato Mineiro Juvenil Masculino e Feminino.
A competição irá acontecer entre os dias 25 e 26 de novembro, no sistema de rodízio simples. Os jogos serão no Ginásio Municipal Ana Lopes, no bairro Morada do Parque.
O masculino terá quatro times na disputa pelo título: Prefeitura de Montes Claros; Abesc/Belo Horizonte; Pitangui/Lidcom/Dalehand e Associação Desportiva de Mantena e será comandado pelo irmãos Lucas e Matheus Nagem.
No feminino, jogam entre si, as equipes de Prefeitura de Montes Claros; Abesc/Belo Horizonte; Bom Despacho//Lidcom/Dalehand e Liespe/Prefeitura de Ipatinga. O comando das meninas está a cargo do técnico Fernando Maciel. As partidas entre masculino e feminino serão intercaladas entre si.
Ótimo momento
Para a coordenadora do Projeto Handebol Francis Almeida, Montes Claros vive um ótimo momento no Handebol com títulos importantes este ano. - Até agora vencemos os campeonatos mineiro das categorias de base: Cadete Masculino e Cadete Feminino, Júnior Masculino, terceiro lugar no Mineiro Infantil Masculino e quinto lugar no Infantil Feminino; ainda fomos campeões nos Jogos de Minas – Minas Olímpica –, nas fases microrregional masculino e feminino, campeões na fase regional nos dois naipes e vice-campeão feminino na Etapa Estadual, perdendo por apenas um gol na final para Juiz de Fora. E o título mais importante até agora para o feminino adulto, a terceira colocação na Copa do Brasil Feminina Adulto, disputada em Manaus/AM, em maio deste ano. Isso tudo é fruto de um trabalho sério, árduo e que conta com importantes parcerias para a sua realização. Sou grata aos nossos patrocinadores, apoiadores, atletas e a toda comissão técnica pelo empenho e dedicação - orgulha-se a coordenadora.
Liga Nacional Feminina
Outra evolução de Montes Claros no cenário nacional esportiva foi a sua participação, pela primeira vez, na Liga Nacional Feminina. Montes Claros ficou na Conferência Sul/Sudeste/Centro, e jogou contras as melhores e mais preparadas equipes que irão disputar o título este ano.
A principal divisão do Handebol Feminino, a Liga Nacional foi criada em 1997 pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a competição começou com a participação de seis equipes, mas nesta edição conta com 19 times divididos em três conferências: Sul/Sudeste/Centro; Norte, e Nordeste.
A Conferência Sul/Sudeste/Centro tem cinco participantes: Handebol Montes Claros; UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC-Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD-Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP. A Liga começou no último dia 1º de setembro e termina em 18 de dezembro.
A equipe paulista é a atual bicampeã, e já levantou o troféu em 9 edições, sendo a maior vencedora da competição. Junto com Concórdia/SC, esteve nas quatro últimas finais da Liga Nacional Feminina. Levou três títulos e ficou com um vice, em 2013.
“Foi uma grande experiência para jogadoras e comissão técnica. Jogar contra os melhores do país, nos trouxe uma perspectiva de que podemos ir além. Queremos mais e em 2017 vamos lutar para chegar as quartas de final”, destacou Francis Almeida.