A prefeitura de Montes Claros já tomou as providências para transformar a cidade na capital mineira do esporte. A partir de 10 de outubro, um batalhão de cerca de seis mil pessoas, entre atletas (5,3 mil), integrantes de comissões técnicas, dirigentes, delegados, árbitros e autoridades vai invadir a cidade para disputar a etapa final da 26ª edição dos Jimis - Jogos do Interior de Minas.
No período de 10 a 16 de outubro haverá uma verdadeira festa do interior na cidade, envolvendo representantes de 82 municípios de todas as regiões, que medirão forças em 39 modalidades esportivas. As competições serão em 18 locais, sempre em horário nobre, para atrair grandes públicos.
Como é a primeira vez que Montes Claros sediará a fase final (estadual), o município promete fazer bonito em todos os aspectos, desde a recepção, passando pela organização até às conquistas, porque as equipes da cidade estão se preparando com muita determinação para brigar pelos títulos. Para isso, a secretaria da Juventude, Esporte e Lazer acelerou os preparativos para fazer história nos 26 anos dos Jimis.
ORGANIZAÇÃO
Representante do município junto a Igetec - Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada, empresa contratada pelo estado para gerenciar a competição, o professor Sebastião Pereira Santos, o Tião Ray, destaca que o trabalho vem sendo árduo, mas que tudo está se encaixando.
- Trabalho é o que não falta, mas a competente equipe da Secretaria de Esporte vem se empenhando ao máximo para que tudo saia conforme o planejado durante os Jogos - frisa.
À frente do comitê organizador de Montes Claros, a chefe da Seção de Esportes de Alto Rendimento e Profissionalização da Sejel, Maria Cecília Tupinambá, informa que uma equipe de 30 pessoas está mobilizada na preparação dos Jimis na cidade.
A solenidade de abertura será no dia 10 de outubro, às 19h, no ginásio presidente Tancredo Neves. A cerimônia contará com desfile de delegações das 82 cidades participantes, execução do Hino Nacional, hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Montes Claros, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta e apresentações artísticas. Outra atração da noite será o jogo de abertura entre o BMG Montes Claros, vice-campeão da Superliga Nacional de Vôlei e uma equipe adversária ainda a ser definida.
LOCAIS DOS JOGOS
As competições serão nos seguintes locais: atletismo - 55º Batalhão de Infantaria do Exército (BI); basquete feminino - Ginásio Darcy Ribeiro; basquete masculino - Ginásio do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG); ciclismo MB - pista de Mountain Bike do Parque da Sapucaia; ciclismo speed - circuito da Praça dos Jatobás; futsal feminino - ginásio do Prisma Hall; futsal masculino - ginásio Sesiminas; ginástica - ginásio do Sesc; handebol feminino - ginásio do Colégio Marista São José; e handebol masculino - ginásio Ana Lopes.
As demais competições serão nos seguintes locais: judô - (ginásio MCTC - Praça de Esportes); karatê e taekwondo - Colégio Imaculada Conceição (CIC); natação - piscina olímpica da Unimontes; peteca - complexo coberto do Max-Min Clube; tênis de mesa - ginásio das Faculdades Pitágoras; vôlei feminino - ginásio da AABB; vôlei masculino - ginásio Tancredo Neves; e xadrez - ginásio do Sesc. Segundo o professor Sebastião Pereira Santos, durante a semana as competições começarão sempre às 19h, possibilitando que um maior número de torcedores possa acompanhar as disputas.
ALOJAMENTOS
As delegações ficarão hospedadas nos seguintes locais: Escolas Estaduais Antônio Figueira, Armênio Veloso, Augusta Valle, Clóvis Salgado, Dom Aristides Porto, Dom João Antônio Pimenta, Dona Quita Pereira, Dr. Mário Tourinho, Eloy Pereira, Felício Pereira de Araújo, Francisco Lopes, Professor Alcides de Carvalho (Polivalente), Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), Professora Cristina Guimarães, Professora Dulce Sarmento, Professora Helena Prates, Vereador Francisco Tófani e Conservatório Estadual de Música, Escolas Municipais Geraldo Pereira, Vidinha Pires, Hilda Carvalho e Jason Caetano, Colégio São Luiz Gonzaga, Fundação Vovó Clarice, CAICs do Maracanã e Renascença e 55º BI. (Fonte: Ascom)