Montes Claros Rugby conquista título inédito do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão
Após uma partida emocionante contra o Taurus, de Uberaba, o Terremoc levantou o caneco e conquistou o título de Campeão da Segunda divisão.
Por Nairlan Clayton Barbosa
Foto: Christiano Jilvan![]() Com campanha vitoriosa, Rugby ergue a taça de Campeão do Estadual |
O fim de semana foi de comemoração para o Rugby em Montes Claros.
Após uma partida emocionante contra o Taurus, de Uberaba, o Terremoc levantou o caneco e conquistou o título de Campeão da Segunda divisão.
A equipe venceu pelo placar de 54-12 e agora terá apenas que se preocupar com o acesso a primeira divisão vencendo duas partidas que disputará em casa no quadrangular final.
Mas o êxtase da comemoração e a conquista de um título bem importante não foram tão fácil assim e passam por uma história de revés que mobilizou toda a equipe para a existência do time.
Uma série de desafios em 2015 foi determinante para que a equipe se reestruturasse e buscasse os recursos necessários para atuar de forma competitiva na temporada de 2016. O rebaixamento para a segunda divisão do Rugby estadual foi um momento determinante, em que os atletas perceberam a necessidade de parcerias sólidas, vez que – por falta de recursos, o time não teve condições de disputar as últimas etapas da primeira divisão no ano passado, sendo penalizados com valores altíssimos de multas e o indigno rebaixamento. Os atletas buscaram na disciplina, respeito e paixão de seus jogadores a motivação necessária para buscar os triunfos característicos do Terremoc, apelido do time.
Como que renascendo das cinzas, o time norte-mineiro buscou forças e apoio para conseguir disputar, com custos próprios, o campeonato deste ano e iniciar sua trajetória de retorno a 1ª divisão do Mineiro de Rugby.
E a reação começou no princípio deste ano, com uma missão difícil: vencer fora de casa uma equipe que é resultado da fusão de dois times fortes do esporte em Minas: O Alligators/Inconfidência, em Sete Lagoas, no dia 12 de Fevereiro. A equipe foi à luta e bateu o time setelagoano por 21 a 5, estreando com retumbante sucesso na temporada.
Treinando com afinco três vezes por semana, os meninos do Terremoc se prepararam para o segundo desafio contra o Itajubá, em abril, desta vez atuando em casa. Eles venceram novamente, derrotando a equipe experiente do sul de minas pelo placar de 37 x 29. Com a vitória o Terremoc conquistou a liderança isolada do Campeonato Mineiro da Segunda divisão. Para ser campeão bastaria uma vitória em cima do Taurus de Uberaba na última partida da competição.
E ela veio com um sabor todo especial: o time norte-mineiro derrotou o Uberabense Taurus pelo placar acachapante de 54 a 12, levantando pela primeira vez um caneco da modalidade esportiva para Montes Claros. A partida foi realizada no sábado, no Estádio Rubens Durães Peres, o tradicional Campo da Liga, às 16 horas com entrada de graça.
Para os atletas do MC Rugby, o momento foi de comemoração, mas também de desabafo. Embora o time tenha sofrido renovações nos últimos meses, desde a saída do treinador Gleen Townshend para morar na Nova Zelândia, além de atletas que tiveram importante contribuição para a existência da equipe, tais como o capitão Gabriel Fox e o ex-presidente Pedro Emanuel.

