Ana Maria Barbosa
Colaboração para O NORTE
Montes Claros Funadem e Sada Cruzeiro Vôlei jogam nesta quinta-feira, 21, em partida válida pela 13ª rodada do 1º turno da Superliga de Vôlei 09/10. A partida será às 20 horas, no Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG).
O Montes Claros Funadem treina em Itabira nesta quarta e na quinta pela manhã. A equipe busca mais uma vitória e está na quinta colocação, com 19 pontos em 10 jogos, um jogo a menos que o Sada Cruzeiro. No desempenho dos atletas, destaque para Fabrício Lorena, segundo maior pontuador da Superliga com 181 pontos – 138 de ataque, 12 de bloqueio e 31 de saque. O oposto do Montes Claros está na primeira colocação no fundamento saque, com 18,67% de eficiência.
(RUBENS SANTANA)
Na Superliga, o Sada Cruzeiro ocupa a 1ª colocação, com 21 pontos e 11 jogos disputados. Em seis partidas já disputadas pelas equipes, o Montes Claros apresenta melhor retrospecto, com quatro vitórias e o Cruzeiro com duas.
No dia 23, às 16 horas, pela 14ª rodada, o Montes Claros joga com o Vivo/Minas, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).
SADA CRUZEIRO VÔLEI
O Sada Cruzeiro foi uma das revelações da última Superliga. Esta será a quarta participação do time no campeonato. Na edição 08/09, chegou às semifinais, mas foi eliminado pelo tradicional Vivo/Minas. No meio da competição, associou-se ao Cruzeiro e ampliou sua torcida.
Para esta temporada, a parceria com o time celeste de Belo Horizonte continua e a equipe se reforçou para ir em busca do título. O ponteiro Samuel é o principal destaque. O atacante, medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, veio da Ulbra. Outro reforço é o oposto Wallace – eleito o melhor saque da última Superliga e que defendeu o Vôlei Futuro (SP). A equipe mineira também repatriou dois jogadores com passagens pelas seleções brasileiras: o ponteiro Bruno Zanuto, que estava na Polônia, e o meio-de-rede Renato Felizardo, que estava na Itália.
Colocação na última Superliga: 3º lugar
Melhor colocação na história: 3º lugar na temporada 08/09
Número de participação em Superligas: 3
VIVO MINAS
Maior vencedor da Superliga Masculina, com quatro títulos (99/00, 00/01, 01/02 e 06/07), o Vivo/Minas buscará manter a hegemonia no voleibol nacional. Para alcançar o objetivo, o técnico do time mineiro, Marcos Miranda, conta com um trio de campeões olímpicos: o oposto André Nascimento e o central André Heller, medalha de ouro em Atenas/04, e o ponteiro norte-americano Salmon, vencedor dos Jogos Olímpicos de Pequim/08 com a seleção dos Estados Unidos.
O ponteiro Minuzzi, que atuou pela Ulbra Suzano Massageol (SP) na última temporada, é outro reforço da equipe. O Vivo/Minas também conta com pratas da casa: os ponteiros Maurício e Wanderson. O primeiro, inclusive, foi eleito o melhor jogador do Campeonato Mundial Juvenil 2009, na Índia, onde o Brasil conquistou o quarto título na categoria.
O time de Belo Horizonte conta também com o retorno de dois jovens revelados nas categorias de base: o levantador Luizinho e o central Rogério.
Colocação na última Superliga: 2º lugar
Melhor colocação na história: tetracampeão 99/00, 00/01, 01/02 e 06/07.
Número de participação em Superligas: 15