
O início de 2018 será diferente para um jovem atleta de Montes Claros que vai ganhar o planeta. Com apenas 15 anos, André Felipe Abreu está de malas prontas para o velho mundo. Até o dia 15 de janeiro, ele deverá se apresentar a equipe do Baskonia, da Espanha.
A paixão pelo basquete surgiu há dois anos e meio, quando o garoto passou a integrar a equipe do MCTC, coordenada pelo professor Rogério Santana e seus auxiliares.
Com 2,10 metros, não demorou muito para que André pudesse se destacar como pivô na equipe. Assim, os títulos não demoraram a vir.
André foi Campeão Mineiro sub-14 pelo MCTC e logo se mudou para a capital para atuar na equipe do Ginástico, onde foi Campeão sub-16 na Copa BH de Basquete.
De lá para cá, o atleta conquistou seu espaço dentro do basquete brasileiro em sua categoria. Foi para o Paraná, sendo treinado pelo técnico Alexandre Cleverso. No Sul do país, André foi Campeão Paranaense pelo Círculo Militar e Campeão sul Brasileiro pela seleção paraense.
Agora, o montes-clarense vai em busca de sonhos mais altos. Será atleta da equipe do Saski – Baskonia da cidade de Vitoria-Gasteiz, no País Basco, Espanha. Compete na Liga Endesa e Euroliga, passando nos últimos anos a figurar como uma das potências da modalidade entre os espanhóis e europeus. A equipe existe desde 1952.
“Essa oportunidade surgiu porque aqui em Montes Claros o espaço para o basquete é limitado. Quando eu fui para o Ginástico, fui contactado por empresários que me proporcionaram a ida para o Baskonia. Penso que irei evoluir muito, pois já aqui no Brasil, estando em BH, senti um crescimento muito grande no meu basquete. Agora, na Europa, espero poder corresponder a expectativa de todos do clube”, disse.
