Atleta do Norte de Minas orgulha-se de seus resultados (pessoal/ divulgação)
No último sábado (25), em Lisboa, Portugal, Maria Cecília Rocha Fonseca Fernandes, 18 anos, atleta brasileira de futebol virtual natural de Montes Claros, conquistou o título de campeã no W Cristimans Challenge. Este evento é reconhecido como uma das provas mais tradicionais dentro da FPF e do universo do futebol virtual.
A competição contou com presença de clubes, como Benfica TP, eFCPorto, FC Famalicão, Vitória SC e União de Leiria, levando a grandes encontros, como dois “clássicos” virtuais, primeiro entre Cecília (Benfica TP) e Raquel Martinho (FC Porto), e depois entre Clara Mansas (FC Porto) e Carlota Farto (Benfica TP) onde 16 jogadoras subiram ao palco da Exponor, em Matosinhos, para disputar o torneio.
A final foi entre duas atletas do BenficaTP, com um primeiro confronto equilibrado de 2x0 para Cecília. Durante os 90 minutos virtuais, Diana ameaçou uma recuperação, deixando o placar agregado em 4-2 faltando 30 minutos para o fim. No entanto, Cecília consolidou a vitória com dois gols nos últimos 15 minutos, garantindo assim o prêmio de 1.000 €.
Cecília explica que a experiência em competir pelo Benfica foi inexplicável— “Parece que me encontrei no clube. Este é o meu terceiro título internacional depois de conquistar dois mundiais em Londres e Zurique na Suíça. É importante dizer que o W Chistmans Challenge em Portugal teve pela primeira vez uma edição com espaço exclusivo para jogadoras com toda a organização do espaço, mídias e o staff muito bem organizados. Isso faz com que nós jogadoras profissionais continuem acreditando e motivando as empresas a investirem cada vez mais em campeonatos femininos”, diz.
“Sempre fui apaixonada pelo futebol eu gostava de jogar futebol de campo, mas após uma lesão no joelho comecei a me dedicar no futebol virtual. Representar o Brasil e Montes Claros são duas grandes responsabilidades e também motivo de muito orgulho. Particularmente, todos os lugares que competi é indescritível a sensação de carregar a camisa verde amarelo do Brasil. Também nunca me esqueço da nossa cidade, lugar que é a minha referência familiar e afetiva”, acrescentar a atleta.
No mês de julho, Maria Cecilia conquistou o “Fame Her Gamebootcamp” realizado em Zurique, na Suíça, convocada pela confederação brasileira de futebol. Na semana anterior, ela foi campeã mundial de clubes FIFA 23 em Londres. O FameHerGame foi uma iniciativa da Federation Internationale de Football Association (FIFA), para encontrar mulheres talentosas e dar a elas oportunidades iguais de participar dos eSports da FIFA.
Atleta do Norte de Minas orgulha-se de seus resultados